Frio e Dia dos Pais esquentam as vendas em São Paulo

O movimento de vendas no varejo paulistano cresceu em média 3,1% na primeira quinzena deste agosto ante o mesmo período de 2017, aponta Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

Redação DC
17/Ago/2018
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Frio e Dia dos Pais esquentam as vendas em São Paulo

O Dia dos Pais e as temperaturas mais baixas no período colaboraram para essa alta, já que aumenta a procura do consumidor por roupas e calçados da moda Outono-Inverno, cobertores, aquecedores. Se o frio continuar na segunda quinzena de agosto, é possível que o comércio termine agosto com crescimento ainda maior”, afirma Marcel Solimeo, economista da ACSP.

As vendas à vista - que consideram bens não duráveis como vestuário, calçados e acessórios - subiram 1,5%.

“Apesar de não ser um número robusto, trata-se de uma mudança de trajetória, visto que a modalidade à vista registrou fortes quedas em julho (-4%) e junho (-5,7%), já que o frio não havia chegado de maneira mais intensa e duradoura à capital paulista. A melhora do sistema à vista mostra que este Dia dos Pais foi das lembrancinhas.

As comercializações a prazo - como móveis, eletrodomésticos e eletroportáteis - avançaram 4,7%, impulsionadas pelas melhores condições em relação ao ano passado, como juros mais baixos e prazos maiores.

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Na comparação com a primeira quinzena de julho, o movimento de vendas caiu em média 0,3% nos primeiros 15 dias de agosto (que contou com um dia útil a mais). As transações a prazo recuaram 6,2% em função da base fraca de comparação de julho, quando a Copa do Mundo estimulou a compra de TVs; em agosto, esse efeito cessou. A queda também indica que neste Dia dos Pais foi baixa a procura por presentes de maior valor, ao passo que as lembrancinhas imperaram, levando as vendas à vista a uma elevação de 5,7%.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP, com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

FOTO: Agência Brasil

 

 

 

 

 

 

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