Podcast do Associativismo aponta o que as MPEs podem aprender com a China antes de exportar

Além de compartilhar lições da transformação digital chinesa, Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, explica, em conversa com o âncora Vinícius Prado de Morais, por que a pequena empresa precisa organizar gestão, dados e fluxo de caixa antes de buscar mercados internacionais

Redação DC
23/Jul/2026
  • btn-whatsapp
Podcast do Associativismo aponta o que as MPEs podem aprender com a China antes de exportar

A transformação digital que impulsionou o varejo chinês também traz lições para as micro e pequenas empresas brasileiras que pretendem crescer e, futuramente, exportar. Esse é assunto-destaque do episódio do Podcast do Associativismo do Diário do Comércio desta quinta-feira (23/07).

Recém-chegada da China, Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em desenvolvimento, gestão, expansão de redes de negócios, varejo, franquias e estratégias de crescimento afirma, em conversa com o editor-chefe Vinícius Prado de Morais, que a internacionalização pode ser um caminho para micro e pequenas empresas diversificarem mercados, mas não ser encarada como solução para problemas financeiros.

Também explica que o processo deve ser consequência de uma empresa estruturada, com gestão eficiente, precificação definida e fluxo de caixa organizado. "O momento de exportar é quando você já está consciente, consistente o suficiente na sua empresa", afirma.

Ao compartilhar aprendizados de sua recente imersão no ambiente de negócios chinês, Lyana destaca que o país conseguiu integrar o ambiente digital ao varejo físico de forma muito mais rápida do que o Brasil. "A China nasceu de um mindset digital para o físico. A gente nasceu do físico e agora busca ir para o digital."

Segundo ela, antes de buscar mercados internacionais, o pequeno empreendedor precisa investir na organização da empresa, principalmente na estruturação de dados, no uso da tecnologia e no conhecimento do consumidor. "O Brasil tem sim, que exportar, tem sim, que colocar suas marcas mais internacionais, mas isso exige profissionalismo e organização."

No episódio, Lyana também fala sobre inteligência artificial, experiência do cliente e inovação, mostrando como essas ferramentas podem ajudar empresas de menor porte a crescer de forma sustentável e se preparar para competir dentro e fora do país. 

Para se aprofundar nos mais variados temas de interesse relativos ao ambiente de negócios, os debates propostos pelo Podcast do Associativismo podem ser acompanhados toda quinta-feira, às 20h, no site do Diário do Comércio ou no portal da ACSP, a casa do empresário. 


IMAGEM: Adnilson Jr./DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada