Vendas do varejo paulistano cresceram 5,9% em fevereiro
Em 12 meses, as comercializações acumulam crescimento médio de 2,1%
O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu em média 5,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, mas por influência do efeito-calendário, e não do aquecimento da economia.
A informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As vendas a prazo aumentaram 4,9%; já as comercializações à vista avançaram 6,8%.
Alencar Burti, presidente da ACSP, explica que dois fatores enfraqueceram a base de comparação: em fevereiro de 2018, houve um dia útil a menos e foi realizado o Carnaval (que em 2019 cai em março).
“Muitos paulistanos viajam no Carnaval, esvaziando a cidade e afetando negativamente o comércio; isso provavelmente será percebido agora no começo de março. O Carnaval é uma data boa para o setor de serviços, mas fraca para o comércio”, afirma Burti, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
VARIAÇÃO MENSAL
Na comparação com janeiro de 2019, o movimento do comércio da capital caiu em média 3,1% em fevereiro de 2019 - os recuos foram de 1,4% nas vendas a prazo e de 4,8% à vista.
“É normal que as vendas sejam mais fracas nesta época do ano. Além disso, janeiro contou com dois dias úteis a mais”, diz Burti.
EM 12 MESES
Ao se avaliar o período acumulado dos últimos 12 meses terminados em fevereiro de 2019 com os 12 meses anteriores - uma análise livre de efeitos sazonais e calendário - o balanço mostra crescimento médio de 2,1% no movimento das vendas, dentro do ritmo apresentado nos últimos meses de 2018.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.
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