Vendas do varejo paulistano cresceram 5,9% em fevereiro

Em 12 meses, as comercializações acumulam crescimento médio de 2,1%

Redação DC
01/Mar/2019
  • btn-whatsapp
Vendas do varejo paulistano cresceram 5,9% em fevereiro

O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu em média 5,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, mas por influência do efeito-calendário, e não do aquecimento da economia.

A informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As vendas a prazo aumentaram 4,9%; já as comercializações à vista avançaram 6,8%.

 

Alencar Burti, presidente da ACSP, explica que dois fatores enfraqueceram a base de comparação: em fevereiro de 2018, houve um dia útil a menos e foi realizado o Carnaval (que em 2019 cai em março).

“Muitos paulistanos viajam no Carnaval, esvaziando a cidade e afetando negativamente o comércio; isso provavelmente será percebido agora no começo de março. O Carnaval é uma data boa para o setor de serviços, mas fraca para o comércio”, afirma Burti, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).  

VARIAÇÃO MENSAL

Na comparação com janeiro de 2019, o movimento do comércio da capital caiu em média 3,1% em fevereiro de 2019 - os recuos foram de 1,4% nas vendas a prazo e de 4,8% à vista.

“É normal que as vendas sejam mais fracas nesta época do ano. Além disso, janeiro contou com dois dias úteis a mais”, diz Burti.

EM 12 MESES

Ao se avaliar o período acumulado dos últimos 12 meses terminados em fevereiro de 2019 com os 12 meses anteriores - uma análise livre de efeitos sazonais e calendário - o balanço mostra crescimento médio de 2,1% no movimento das vendas, dentro do ritmo apresentado nos últimos meses de 2018.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

 

IMAGEM: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais