Na Distrital Pinheiros da ACSP, prioridade é acelerar vacinação
Para a nova diretora-superintendente da distrital, a comerciante Lúcia Hamaguchi, essa é a principal ação necessária para evitar o fechamento de mais lojas
Ajudar a minimizar os impactos da pandemia enfrentados pelos pequenos negócios com o abre-e-fecha do comércio determinado pelo governo do estado de São Paulo, e apoiar mobilizações para acelerar a vacinação.
Essas serão as prioridades da nova gestão da Distrital Pinheiros da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), durante o segundo mandato do presidente Alfredo Cotait Neto, iniciado em março último.
Engenheira de formação e proprietária da Zarif Tapetes há mais de 30 anos, a nova diretora-superintendente da Distrital Pinheiros, Lúcia Hamaguchi, 57, substitui Roberto Manin Frias, agora na diretoria executiva.
LEIA MAIS: Novo gestor da Distrital Mooca da ACSP quer capacitar empresários
Antes de assumir o novo cargo, a comerciante foi coordenadora do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da distrital. Ela conta que, por meio dessa atuação, conseguiu expandir sua visão sobre como o trabalho da ACSP pode ser relevante para o empreendedor e a comunidade do entorno.
"Senti a importância e a força do associativismo com a ACSP para nos representar. A associação faz com que a voz do comerciante seja ouvida", afirma.
Isso fez com que ela se engajasse cada vez mais, tendo participação ativa em várias ações - como na 2ª edição da campanha promocional Sampa Week, idealizada pela ACSP e pelo Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) em janeiro último. Bem quando os índices de contágio e as medidas restritivas voltaram.
Essa experiência, inclusive, levou a equipe da distrital a trabalhar para mostrar que a união de lojistas e prestadores de serviço junto ao poder público nesse momento é fundamental para o processo de imunização da população acelerar. "O comércio não suporta mais o fechamento de lojas", afirma Lúcia.
Hoje, a Distrital leva serviços como Balcão do Empreendedor, Certificação Digital, Câmara de Arbitragem e posto da Sicredi, entre outros, para comerciantes de bairros como Pinheiros, Alto de Pinheiros, Jardins, Vila Madalena, Vila Olímpia, Vila Funchal, Vila Nova Conceição, Boaçava, Itaim Bibi e Cerqueira César.
Atenta às regiões de comércio e serviços importantes para a capital paulista que estão no raio de abrangência da Distrital, Lúcia reafirma que a principal necessidade dos lojistas é manter o comércio aberto.
"Até para quem tem e-commerce, a loja física continua sendo a principal fonte de renda para a maioria", diz.
Ela reforça a necessidade de acelerar a vacinação contra a covid para que os empreendedores possam trabalhar com segurança. Também lembra do grande número de empresários dispostos a ajudar na compra de vacinas - mesmo sendo necessário que o governo aprove uma 'contrapartida justa'.
Enquanto isso, um dos focos da Distrital Pinheiros é continuar a ajudar o lojista a se adequar à nova realidade, segundo Lúcia Hamaguchi. "Como a tendência de compras on-line deve se manter, vamos promover palestras e cursos com temas que o ajudem a inovar e a aumentar a lucratividade do seu negócio", destaca.
A seguir, confira todos os diretores das distritais da ACSP na gestão Alfredo Cotait Neto para o biênio 2021-2023. Além de Lúcia, os novos nomes que passam a compor o quadro de superintendentes são Juraci José Pereira (Mooca), Roberto Pires (Penha) e Rui Manoel Freitas (Norte).
*DISTRITAL CENTRO - Alexandre Luiz Ortiz
*DISTRITAL CENTRO-SUL - Jefferson José da Silva
*DISTRITAL IPIRANGA - Antônio João Santo
*DISTRITAL MOOCA - Juraci José Pereira
*DISTRITAL NORDESTE - William Oliva da Silva
*DISTRITAL NOROESTE - Leonardo dos Santos Ramos
*DISTRITAL NORTE - Rui Manoel Freitas
*DISTRITAL OESTE - Mário Pietro Martinelli
*DISTRITAL PENHA - Roberto Pires
*DISTRITAL PINHEIROS - Teruko Lucia Hamaguchi Maximiano
*DISTRITAL SÃO MIGUEL - Fernando José Velucci
*DISTRITAL SUDESTE - Paulo Simões de Medeiros Júnior
*DISTRITAL SUDOESTE - Ricardo Aparecido Granja dos Santos
*DISTRITAL SUL - Antônio Benedito Leite da Silva Souza
*DISTRITAL TATUAPÉ - Edson Roberto Grandesso
FOTOS: Divulgação