FanLab é a nova marca geek da Riachuelo
Com produtos da cultura pop, como filmes, séries e jogos, o Grupo Guararapes é atualmente o maior detentor de licenças do mercado para comercialização de roupas, itens colecionáveis, pet e decoração
Depois de lançamentos como a Carter's e Casa Riachuelo, o Grupo Guararapes investe agora em uma nova marca direcionada ao público geek, a FanLab. Inaugurada há menos de um mês nos Shopping Anália Franco e Morumbi Shopping, em São Paulo, a nova frente de negócios da dona da Riachuelo contará com uma operação independente, tanto no ambiente físico como no digital, que terá um e-commerce exclusivo.
Atualmente, a Riachuelo é a maior detentora de licenças do mercado, segundo Flávio Rocha, principal executivo do grupo. O portfólio de produtos inclui roupas, itens colecionáveis e de decoração, assim como objetos do mundo pet.
São cerca de 40 licenças ativas de franquias como DC, Marvel e Disney - todas reunidas em uma mesma loja. Além disso, as lojas físicas também foram pensadas para oferecer experiências sensoriais ao cliente – com super-heróis no teto e camisetas que mudam de estampa quando em contato com o flash do celular.
Dando sequência a uma linha especial que já era vendida nas lojas Riachuelo, a FanLab vai vender desde acessórios para videogames até camisetas co-branded de super-heróis.
A venda de licenciados é muito relevante para a empresa, destaca Rocha. Há sete anos, a Riachuelo é a loja oficial da CCXP, a maior feira geek do Brasil. A Riachuelo está dobrando sua aposta num mercado que movimenta mais de R$ 60 bilhões por ano no Brasil e penetra diversas gerações e estratos sociais.
De olho num público predominantemente adolescente, as novas lojas também alcançam uma fatia de consumidores mais maduros apaixonados por Harry Potter, Friends, Star Wars, do anime japonês Naruto e muitos outros.
Em algumas lojas haverá também uma espécie de estúdio para que os clientes possam personalizar suas próprias estampas.
Em lojas de 250 metros quadrados, Rocha conta que o mix será altamente rotativo e deve privilegiar lançamentos ou séries mais atuais - e tudo seguirá disponível no e-commerce da marca.
"Ninguém chega aos 75 anos sem se reinventar. Ganhamos novos formatos e consolidamos nossos 43 contratos de licenciados com esse novo negócio que já tem lojas e e-commerces tentando capitalizar clientes obsessivos por séries e games", diz Rocha.