Comércio de bairro ganha força com ajuda das distritais da ACSP

As 15 distritais da associação passam por um processo de revitalização que inclui não só reformas estruturais, mas a oferta de mais serviços. Exemplo dessa renovação é a distrital Mooca (foto)

Karina Lignelli
11/Ago/2020
  • btn-whatsapp

Consideradas não só os braços, mas os olhos e os ouvidos da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na capital paulista, segundo o 1º vice-presidente da entidade, Roberto Mateus Ordine, as 15 distritais espalhadas pela cidade têm um papel cada vez mais relevante para ampliação e interação com comerciantes de cada região. 

Para reforçar seu posicionamento como ponto de informação e serviços ao alcance do empreendedor, em 2019 a ACSP decidiu pôr em prática o processo de transformação e modernização das distritais para adaptar o atendimento às mudanças do mercado. Em plena pandemia, a decisão mostrou-se acertada.  

Além da mudança de leiaute arquitetônico, mais atualizado e adaptado para sediar palestras, seminários e encontros de negócios, o novo projeto tem novidades. Entre eles, os postos da cooperativa Sicredi, para oferecer crédito em condições especiais aos associados que precisam dar um empurrão nos negócios. 

LEIA MAIS:  ACSP faz uma radiografia da situação do comércio em meio à pandemia

Com o Balcão do Empreendedor e o posto avançado da Jucesp, empreendedores locais passaram a resolver num só lugar questões do dia a dia, como abertura e fechamento de empresas, emissão de certificado digital e de origem, além de mediação e arbitragem de conflitos, sem necessidade de grandes deslocamentos.   

As distritais também marcam presença ativamente em grandes campanhas da ACSP, como a do agasalho ou, depois da pandemia, da distribuição de kits de máscaras e cartilhas para a reabertura segura do comércio. 

Uma estratégia recente de sucesso posta em prática pelas distritais na pandemia é o programa Ativar os Negócios. Nele, 15 grupos de Whatsapp foram formados para, por meio das relações profissionais entre 2,5 mil participantes, criar ambiente de negócios e divulgar suas atividades empresariais para o consumidor.  

"Através desses grupos, o comerciante local passa a ter a possibilidade de divulgar seus produtos, além de participar de reuniões e palestras e trocar informações e serviços que o ajudem a reativar os negócios", afirma Douglas Formaglio, vice-presidente da ACSP e coordenador das distritais.

A campanha, que traz esses empreendedores para o ambiente de associativismo da ACSP, tem como objetivo valorizar o comércio local, com apelo para que a população privilegie os empreendimentos do seu bairro, diz Francisco Antônio Parisi, também vice-presidente da ACSP e coordenador das distritais. 

"Quanto mais próximas as distritais estiverem dos empresários do entorno, maior o fortalecimento do comércio de bairro junto a seu público-alvo", destaca. 

A prestação de serviços local faz com que a ACSP ganhe força para atender tanto às demandas maiores - como a reabertura do comércio -, como as menores, por conta da proximidade, diz Ordine.

"Tanto o processo de revitalização como a pandemia resgataram o que a gente havia esquecido: que é preciso valorizar o comércio de bairro", afirma. "Afinal, se deslocar para ter acesso a serviços não faz mais sentido. Principalmente nesse mundo cada vez mais digital", completa o 1º vice-presidente da ACSP. 

DISTRITAL MOOCA: MAIS ESPAÇO PARA EVENTOS

Prestes a completar 67 anos de atividades, a Distrital Mooca da ACSP, cuja área de abrangência engloba bairros que vão do Alto da Mooca até a Água Rasa, do Belém ao Brás, da Vila Prudente ao Sapopemba, foi a primeira a passar pelo processo de transformação das 15 distritais da entidade. 

COM O NOVO AUDITÓRIO, A DISTRITAL MOOCA ESTÁ PRONTA PARA REALIZAR
PALESTRAS E SEMINÁRIOS

Reinaugurada em outubro de 2019, passou a sediar o sexto posto da Sicredi em distritais, a oferecer os serviços do Balcão do Empreendedor e, com a modernização das instalações, ampliou o espaço para eventos, palestras e seminários em seu auditório repaginado.

As novidades atraíram mais público e, com isso, o movimento cresceu 50%, segundo o diretor-superintendente Luiz Carlos Castan. "Além de os associados antigos virem pelas melhorias e novos serviços, o posto da Sicredi atraiu empreendedores que também acabaram se associando." 

Com a pandemia, porém, tudo parou. E nesse ínterim, a Distrital Mooca foi atuando em outras frentes, como a campanha do agasalho da ACSP, que superou o recorde de arrecadação de 2019 com apoio das distritais. 

Agora, o momento é de retomada dos negócios da região, segundo Castan: da Avenida Paes de Barros à rua da Moóca, onde fica a sede da Imprensa Oficial, o bairro é "um shopping a céu aberto", pela diversidade do comércio local, que tem retomado as atividades com ajuda da Vitrine ACSP e do Ativar os Negócios. 

"Oferecemos toda a nossa estrutura nessa pandemia, e percebemos que poucas empresas fecharam. E as poucas que fecharam, já foram realugadas para outros tipos de comércio", destaca. "O comércio da Mooca é muito forte, então esse é o momento de se reinventar."

Todas as distritais da ACSP já contam com postos da Sicredi e o Balcão do Empreendedor e, depois da Mooca, as que já foram revitalizadas são a Centro, Santana, Lapa, Santo Amaro e a Sede Central. As demais devem ser reinauguradas ao longo do segundo semestre de 2020. 

FOTOS: Divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais