ACSP: roupas e calçados são itens mais procurados para o Dia dos Pais

Pesquisa da entidade aponta uma maior proporção de consumidores que não pretendem presentear na data no Estado de SP

Redação DC
11/Ago/2023
  • btn-whatsapp
ACSP: roupas e calçados são itens mais procurados para o Dia dos Pais

Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com 900 consumidores paulistas mostra que a maioria dos entrevistados não pretende comprar presentes no Dia dos Pais. 

Pelo levantamento, 43,9% não irão presentear, enquanto 39% têm a intenção. Outros 17,1% ainda não decidiram. 

Entre aqueles que pretendem ir às compras para a data, 41,4% acreditam que irão gastar mais do que no Dia dos Pais de 2022, enquanto 32,3% esperam o contrário. 

A maioria (75,4%) dos entrevistados pela ACSP pretende gastar entre R$ 50 e R$ 250.

A pesquisa também apontou que 37,5% daqueles que pretendem presentear querem realizar as compras em pequenos estabelecimentos, sendo que 47,5% das aquisições serão feitas em lojas físicas.  

OS PRESENTES

Em geral, nas intenções de compra apuradas se destacam presentes de uso pessoal, de menor valor e pagos à vista, o que costuma ser habitual nesta data. 

O item de maior destaque são as roupas, calçados e acessórios (41,5%), embora ainda esteja bem abaixo do registrado durante os anos anteriores à pandemia (entre 60% e 70%).

Outros destaques foram perfume, almoço em restaurante e relógio (27,9%, 11,2% e 9,7%, respectivamente). Opções como livro (4,7%) e chocolate/bombom (7,7%) e caixa de ferramentas (7,2%), que estiveram em alta durante o período de isolamento social, continuaram mostrando forte redução de intenção de compra.

 

Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP), “ainda que tenham aumentado em relação ao ano passado, as intenções de adquirir bens digitais, tais como celular, computador, notebook e tablet (14,3%), permanecem baixas, o que poderia ser explicado pelo menor crescimento da renda, alto grau de endividamento das famílias e elevado custo do crédito.”

Na área de serviços, embora ainda predominem pedidos de delivery de refeição e cesta de café da manhã (12,6%) sobre almoço em restaurante (11,2%), observa-se menor disposição de compra em relação ao ano passado, o que estaria associado à retomada das atividades presenciais.

Ruiz de Gamboa explica que continuou sendo menor a disposição para comprar de forma parcelada. “Para a maioria dos itens continua havendo preferência maior pela utilização de dinheiro em espécie e cartões de débito, mesmo considerando o crescimento do Pix como forma de pagamento à vista. A menor intenção de parcelamento das compras pode estar associada aos maiores juros e menor concessão de crédito por parte dos bancos e instituições financeiras.”

CIDADE DE SÃO PAULO 

Na capital paulista, a intenção de compra para o Dia dos Pais reflete os dados do Estados de São Paulo, com poucas diferenças. Uma delas é o surgimento do parcelamento como alternativa majoritária para aquisição de itens mais caros, cuja compra costuma ser financiada, tais como celular, computador, notebook, tablet e televisor. 

Outra diferença é a maior intenção em adquirir os presentes em grandes redes do varejo (43,1%).

 

IMAGEM: Pablo de Sousa/DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais