Mais de 80% dos carrinhos gerados na Black Friday foram abandonados

Estudo realizado pela consultoria Atlas sobre a principal data do comércio eletrônico mostra o que influenciou esse comportamento

Mariana Missiaggia
27/Nov/2017
  • btn-whatsapp
Mais de 80% dos carrinhos gerados na Black Friday foram abandonados

Mais de 81,2% dos carrinhos gerados no e-commerce brasileiro foram abandonados durante a Black Friday 2017 – 3% a mais que o registrado em 2016.

A informação faz parte do estudo E-commerce Radar Black Friday 2017, realizado pela consultoria Atlas com base nos dados das vendas de mais de mil lojas online.

USABILIDADE 

A dificuldade para navegar em lojas virtuais é um dos principais motivos apontados pelos usuários que desistem de alguma compra.

Muitas vezes, o próprio processo de compra precisa ser revisto por ter etapas que estão sendo apresentadas de forma confusa. Em alguns casos, por exemplo, o botão para finalizar a compra não aparece da forma correta em smartphones.

Com o aumento da penetração de smartphones, a parcela de compras por dispositivos móveis cresceu de 23,2%, em 2016, para 32,5%, em 2017, de acordo com o estudo.

Formulário de cadastro muito extenso, solicitação de informações desnecessárias e algumas questões técnicas também podem deixar o site mais lento e acabar com a paciência do consumidor.

A navegabilidade do site também influencia na hora do compra. O estudo aponta que neste ano, o tempo médio de navegação dos consumidores durante a Black Friday foi de dois minutos e doze segundos - 8,3% menor que o tempo registrado no ano anterior.

FRETE

Para a maioria dos consumidores, o custo com frete contribui em peso para que um e-commerce tenha uma alta taxa de abandono de carrinho.

Quando o cliente coloca seu CEP e recebe um valor bem acima do esperado, ele naturalmente irá desistir da compra.

De acordo com o estudo, 36,2% dos pedidos captados na Black Friday tiveram frete grátis, o que representa um aumento de 3,3% em relação a 2016.

Outra constatação apontada pelo estudo é que o e-commerce brasileiro está cada vez mais dependente das buscas feitas pelo Google. Cerca de 48% das transações online ocorrem após uma busca na plataforma.

Já a taxa média de conversão durante a Black Friday aumentou de 2,4% para 2,7%, na comparação interanual. A média de conversão em períodos sem promoções é de 1,6%.

A região sudeste liderou os pedidos da data. No entanto, o volume gerado em 2017 (61,7%) é 1,3% menor do que o de 2016.

FOTO: Thinkstock

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas