Guia para reabertura do comércio / marketing
Vá além do convencional e aposte nas ferramentas digitais
O mundo já mudou. A frase, repetida à exaustão desde que os efeitos da pandemia se intensificaram, agora deve ser o mote dos pequenos negócios para seguirem adiante, diz Alexandre Marchesi, professor de marketing e e-commerce da pós-graduação da ESPM-SP.
A tecnologia não é mais um diferencial, mas essencial para a sobrevivência da empresa. Por isso, não adianta mais se apegar ao “meu modelo de negócio”, afirma o especialista. É preciso entender que há outros canais de venda, muito além dos meios tradicionais e, em sua maioria, gratuitos, à disposição para estreitar a relação com o consumidor. E vender mais, claro.
Para os empreendedores que estão parados e perguntam o que fazer, Marchesi avisa: quem ainda não sabe vender por aplicativo, é hora de aprender.
“Não é a hora de planejar o que fazer na volta, mas sim de entender como usar outros canais para vender agora, seja o Rappi, o Mercado Livre, o Whatsapp, o Instagram ou o próprio Google”, diz. “Voltar é consequência. Só consegue quem estiver capacitado.”
A seguir, o professor lista algumas dicas para ajudar o empreendedor a vender o mais rápido possível nessa retomada:

CONFIRA AS DICAS NOS LINKS ABAIXO: