Especial

Guia para reabertura do comércio / gestão


Reveja processos e informe colaboradores, clientes e fornecedores sobre as mudanças


  Por Karina Lignelli 11 de Maio de 2020 às 07:00

  | Repórter lignelli@dcomercio.com.br


Com a redução gradual do isolamento social, os donos de pequenos negócios, em especial do varejo, devem estar preparados. A despeito das incertezas quanto ao cenário, é preciso utilizar o momento para rever processos e promover ajustes em determinados setores da empresa, independente da área de atuação e do porte, segundo Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios e sócio diretor da Prosphera Educação Corporativa.

“O momento desperta uma série de dúvidas e inseguranças em empresários e gestores - o que é esperado e natural”, afirma. “Porém, é possível agir neste momento”, garante Matsumoto, que já atuou como instrutor de estratégias empresariais para consultores do Sebrae em São Paulo e tem formação pela ESPM e pela USP.

Da reabertura do ponto comercial à reorganização da equipe, da atenção especial com os cuidados de higiene à comunicação com os clientes, o especialista destaca os pontos principais para voltar à ativa com uma gestão em dia. Confira: 

 

CONFIRA MAIS DICAS NOS LINKS ABAIXO: