As novidades em eletrodomésticos apresentadas na 17ª Eletrolar Show
Televisor à prova d'água, aspiradores autônomos com alto poder de sucção e fechaduras inteligentes estão entre os produtos que acabaram de chegar ao varejo
As vendas da indústria de eletroeletrônicos para o varejo cresceram 34% no primeiro semestre de 2024, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Uma alta expressiva, considerando que em igual período do ano passado o setor já havia crescido 14%.
De acordo com José Jorge, presidente da Eletros, o bom desempenho se deve à melhora do emprego e da renda das famílias e também por causa dos juros em patamar aceitável, o que colaborou para o aumento no consumo.
No primeiro semestre, a indústria vendeu mais de 51,5 milhões de unidades para o varejo. Para os próximos meses, muitas novidades desse segmento devem chegar ao consumidor final, como aspiradores autônomos, fechaduras inteligentes e televisores que usam inteligência artificial entre outros equipamentos que puderam ser testados por varejistas durante a Eletrolar Show, feira do setor de eletroeletrônicos que aconteceu entre os dias 15 e 18 de julho.
Para Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que esteve na feira, esses produtos são tendências no varejo para os próximos anos que levam em consideração a redução de custos para os consumidores.
Confira algumas das novidades da feira:
FECHADURA DIGITAL
A Elsys apresentou ao mercado fechaduras digitais que possuem a função InstaShot, que envia uma foto instantânea de pessoas que interagem com ela, assim como um histórico de abertura da porta.
O modelo Sax permite que o consumidor coloque uma senha para determinado horário e dia da semana. Dessa forma, se um apartamento é alugado temporariamente, o proprietário consegue decidir até que dia e horário é possível entrar com aquela senha.
A fechadura digital também pode ser aberta com leitura biométrica e pelo próprio aplicativo, sem a necessidade da senha.
O preço médio do produto é R$ 1,4 mil, com pilha que dura em torno de seis meses.
CINEMA EM CASA... E NA PISCINA
A AIWA, marca licenciada pelo Grupo MK, dono da Mondial, apresentou na Eletrolar Show uma série de televisores com funcionalidades distintas. Uma das novidades é o modelo Smart TV 100. Com 100 polegadas, essa TV tem seus sistemas integrados ao Google TV, o que permite mudar de canal ou usar outras funcionalidades com comando de voz.
A marca também lançou na feira o modelo Outdoor Smart TV, que é à prova d’água, pensado para ser instalado em área externa. E ainda a TV Karaokê, com sistema de karaokê integrado, que tem o controle remoto como microfone.
Todos os modelos acima possuem tela fosca, anti reflexo, permitindo que sejam instalados em área externa, sem que a luz do sol interfira na imagem. Os preços sugeridos ainda não estão definidos pela empresa.
DE FONE O DIA TODO
O Headphone AWS-HP-03, da AIWA, possui bateria que dura 100 horas e leva apenas uma hora para recarregar. Além disso, o fone pode ser conectado a dois dispositivos simultâneos, sem a necessidade de desligar o bluetooth de um deles para conectar no outro.
O modelo, apresentado na feira, possui a função de cancelamento de ruídos, que permite ao usuário escutar os sons do ambiente sem a necessidade de retirar o fone.
O Headphone AWS-HP-03 ainda não tem data para entrar no mercado e seu preço ainda não foi definido pela empresa.
PROFISSIONAIS DA COZINHA
Com o objetivo de levar um fogão profissional para dentro da casa dos consumidores, a Morelli apresentou na Eletrolar seu modelo gourmet Fogão Magna dois em um, com quatro bocas a gás e duas elétricas, além de grill embutido.
Os fogões possuem dois fornos, um a gás, revestido com tijolo refratário no fundo, e outro elétrico.
Outro modelo, o Fogão Dupplo possui ainda a opção de quatro bocas a gás e dois cooktops, podendo ser aumentado comprando à parte.
Esses modelos possuem termômetros que indicam a temperatura dos fornos. De acordo com a empresa, o preço médio é de US$ 1.200 (cerca de R$ 6.700).
REFRIGERADOR MAIS ECONÔMICO...
A Esmaltec apresentou ao mercado os refrigeradores Inverter modelo ROC 35 PRO, que consomem 16,5 kWh/mês. A fabricante diz que o modelo pode reduzir o consumo mensal de energia elétrica em 25%.
Essa linha tem refrigeradores com uma porta, tendo capacidade total de 259 litros, e traz as tradicionais bandejas porta ovo e bebidas. O preço médio sugerido é de R$ 2.199, tendo a classe C como alvo.
... E O MAIS POTENTE
A Brastemp levou para a feira os refrigeradores Frost Free Inverse. Com saída de ar mais potente, o modelo permite que o ar gelado seja distribuído igualmente por toda a geladeira. Com isso, segundo a fabricante, é possível guardar vegetais em qualquer prateleira, por exemplo.
O modelo também é equipado com Carbon AirFilter, uma fibra de carvão ativado que retira o mau cheiro da geladeira. E sua Fresh Box possui tecnologia que ajuda a conservar os alimentos por até 15 dias.
Assim como outros modelos da fabricante, o Frost Free Inverse vem equipado com sinal sonoro que alerta quando a porta está aberta, um turbo freezer que deixa os itens da prateleira superior gelados mais rapidamente e o Ice Turbo, uma forma de fazer gelo que dispensa as tradicionais forminhas.
Seu preço médio sugerido é de R$ 5.300.
FAXINA MAIS FÁCIL
A empresa chinesa KingClean apresentou seus aspiradores autônomos M12 MAX, que usam jato de água para ajudar na sucção da sujeira.
O equipamento tem alta sucção, dessa forma é capaz de aspirar grãos de café, por exemplo, sem grudar no aspirador e causar danos ao aparelho, e adaptadores cambiáveis para as escovas, permitindo que se adequem melhor aos diferentes ambientes.
Os aspiradores autônomos podem ser recarregados sem estarem plugados na tomada e vêm com monitor para checar a carga da bateria. O preço não foi informado pela empresa.
ROUPA LIMPA COM MENOS ÁGUA
A Praxis Eletrodomésticos apresentou na feira sua "Lavadora semiautomática 2 em 1 10 kg" que, segundo a fabricante, consome 50% menos água. Por possuir diâmetro menor, usa menos água para preencher a altura indicada do tanque. O modelo tem versões com capacidade para até 10 kg.
Além disso, a lavadora possui uma centrífuga inclusa, permitindo ao consumidor colocar a roupa para enxaguar no tanque da centrífuga e utilizar a parte do lavatório para lavar outras roupas, sem a necessidade de descartar aquela água. O tanque só libera a água na função "drenagem".
A fabricante destaca ainda que o equipamento lava a roupa em dois sentidos, garantindo maior absorção do sabão, melhorando a limpeza. O valor médio da lavadora é R$ 1.199.
IMAGENS : Rebeca Ribeiro e divulgação