As 10 marcas que mais influenciam os brasileiros

Google ocupa a primeira posição. Apenas uma marca nacional, a Havaianas, é citada na lista das que possuem grande influência sobre os consumidores brasileiros

Redação DC
17/Abr/2018
  • btn-whatsapp
As 10 marcas que mais influenciam os brasileiros

Google, Facebook e Samsung. Mais uma vez, as marcas de tecnologia são as mais influentes para o consumidor brasileiro – exatamente nesta ordem.

É o que revela a sexta edição brasileira da pesquisa Ipsos “The Most Influential Brands”, realizada de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018.

De acordo com o levantamento, o Google permanece em primeiro lugar, assim como nos últimos dois anos, seguido por Facebook, Samsung, Microsoft, YouTube e Netflix.

O ranking com as top 10 inclui ainda duas marcas ligadas a alimentos (Nestlé, 7ª, e Danone, 10ª), uma do setor financeiro (Mastercard, 8ª) e uma única marca nacional (Havaianas, em 9º).

A pesquisa “The Most Influential Brands” avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores.

De acordo com Marcos Calliari, CEO da Ipsos, influência é um poder intangível que faz as marcas provocarem mudanças em comportamentos, ações ou opiniões.

“As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem uma relação emocional. Eles não poderiam imaginar suas vidas sem elas”, diz.

O executivo destaca que conseguir algo assim não é tarefa fácil, pois a influência, muitas vezes, não é racionalmente percebida pelas pessoas: ela apenas faz parte da maneira como elas se relacionam com o mundo – desde um produto de consumo rotineiro a uma maneira nova de consumir, cada escolha feita é fruto da influência de algo ou alguém, na opinião de Calliari.

O estudo analisa também como o público classifica cada marca dentro de 57 atributos, medindo o impacto destas marcas na vida dos entrevistados, além de entender se fazem parte do cotidiano dos consumidores.

A pesquisa ajuda a compreender como cinco dimensões (Liderança & Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social e Engajamento) estão relacionadas com esta influência.

Em 2017, o desempenho das dimensões no Brasil foi: 35% para Liderança & Inovação, 28% Confiança, 17% Presença, 15% Responsabilidade Social e 5% Engajamento.

“Em um contexto político instável e com a economia em estágios iniciais de recuperação, Confiança adquire ainda mais relevância crescendo pelo segundo ano consecutivo. Com isso, aproxima-se do principal driver de influência, Liderança e Inovação”, afirma.

O estudo “The Most Influential Brands” é realizado em 17 países. No Brasil, a pesquisa entrevistou mil pessoas por meio de painel online.

IMAGEM:Courtesy Gremly Media/ Divulgação

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais