10 microfranquias para quem tem até R$ 10 mil para empreender

Redes como a Drywash (na foto), com o modelo 'Empreendedor Individual' e investimento inicial de R$ 3.165, oferecem boas oportunidades para quem dispõe de pouco recurso para abrir o próprio negócio

Karina Lignelli
11/Jul/2022
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10 microfranquias para quem tem até R$ 10 mil para empreender

Adaptadas a todos os tipos de segmento, as microfranquias, modelo de negócio com teto de investimento até R$ 105 mil, ganham impulso nas crises, puxadas principalmente pelos profissionais que investem a rescisão para gerar renda por meio do próprio negócio. 

Na pandemia não foi diferente, e dados do Portal do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que tem milhões de acessos por mês, refletem essa demanda por parte dos empreendedores: 85% das buscas são por modelos com investimentos até R$ 100 mil.

Formatados para quem tem pouco capital disponível, há negócios com investimento mínimo inicial a partir de R$ 1,5 mil. Para facilitar a vida do empreendedor de primeira viagem, há as que parcelam o valor. Outras nem exigem capital inicial, que será pago com os resultados.

Independentemente de quanto a pessoa tem para investir, é muito mais favorável investir em uma microfranquia do que em um negócio individual, pois é um modelo testado, que vem com o suporte da franqueadora, e que divide custos que, sozinho, talvez esse empreendedor não conseguisse suportar", afirma Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da ABF e sócia-fundadora da Nutty Bavarian.

LEIA MAIS:  5 pontos de atenção para quem pretende investir em microfranquias

Do lado das franquias, os números também subiram: dados do Raio-X do modelo, divulgado em junho último pela ABF, apontam que sua participação subiu de 28,9%, em 2020, para 36,9% em 2022. Só na virada 2021-2022, a variação foi de 39,8%.

Além do aumento do tempo médio de atuação dessas redes (26,8% acima de 2 anos, 22,4% acima de 4 anos, e 19,9% acima de 10 anos), o estudo detectou expansão em modelos home based ou virtuais. Ou seja, sem ponto de venda - e melhor, sem esse tipo de custo fixo. 

O plano médio de retorno também se mostrou mais vantajoso, variando de sete a 16 meses, enquanto nas tradicionais o intervalo é de 17 a 28 meses.

Mas, assim como em qualquer negócio, é preciso ficar atento. Afinal, como é possível uma franquia com investimento inicial tão baixo - como a Fiador Web, de R$ 1,5 mil?

Em casos como esse - um conjunto de corretores de seguro imobiliário multimarca - o modelo nada mais exige do que prospecção para gerar clientes para o franqueado, explica Ana Vecchi, especialista em franchising da Vecchi Business Consulting. 

"Muitas microfranquias não requerem estoque e são apenas prestadoras de serviços, por isso os valores são mais acessíveis", afirma. "Mas todas, independentemente do valor, requerem análise profunda, detalhada, pesquisa de mercado e conversa com outros franqueados para medir grau de satisfação com o suporte da franqueadora, e sobre como ela transfere seu know-how."

Para quem se interessa em investir no franchising mas tem pouco capital disponível, ou só quer diversificar os negócios, confira abaixo redes de diversos segmentos, em ordem crescente de investimento, com valores de R$ 1,5 mil até R$ 10 mil. Todas foram pesquisadas na recente ABF Franchising Expo, e na lista de microfranquias associadas disponibilizada pela ABF a pedido do Diário do Comércio

Vale lembrar que as redes podem ou não cobrar taxa de franquia, royalties ou fundo de marketing - e, assim, o investimento pode ultrapassar, mesmo pouco, o valor.

Portanto, pesquise bem antes de investir, e não colque todo o montante disponível na operação. "Deixe uma sobra, pois você vai sempre precisar de um pouco mais - como para capital de giro, por exemplo", recomenda Adriana Auriemo, da ABF.

1 - FIADOR WEB - R$ 1,5 mil  

Rede de seguros e garantias voltada para imobiliárias, administradoras de condomínios e construtoras. Oferece um sistema inteligente de gestão de produtos de seguro integrado à imobiliária, ou operacionalizado via home based por corretores. Informações no Portal do Franchising.

2 - MARIA HONOS GASTRONOMIA CASEIRA - R$ 1,8 mil 

A indústria de congelados do centenário Grupo Neffa trabalha com um modelo diferenciado de franquia, no qual os franqueados compram o estoque inicial do produto (no valor aproximado de investimento inicial), que são embalagens do tipo marmita com refeições já prontas.

Aptas para consumo, as refeições e lanches do cardápio podem ser regenerados e montados imediatamente em quatro minutos, sem necessidade de especialistas em gastronomia, diz Lúcia (Xuxu) Murad Neffa, diretora do Grupo Neffa e da rede.

Após a compra, o revendedor mantém os pratos em refrigeração própria e faz a venda, explica. E não há royalties: ele só paga pelo estoque do produto, que pode variar de acordo com a quantidade desejada. "O contrato é entre o revendedor e a rede, dentro dessas diretrizes."

Em suma, o valor inicial não é definitivo, e a operação, "descomplicada" para quem quer uma franquia, reforça. "O diferencial está aí: comida congelada com gosto de comida caseira - incluindo opções veganas e uma linha para refeição em hospitais."

3 - GIGATRON - R$ 2,5 mil

RUIZ, DA GIGATRON, NA ABF EXPO:
MODELO 'PLANO HABITACIONAL' PARA
EMPREENDER EM CIDADES MENORES

Rede especializada em softwares de gestão para micro e pequenas empresas desde 1998. Criou, pouco antes da pandemia, o "Plano Habitacional", modelo de baixo investimento com foco na expansão em cidades menores (até 100 mil habitantes).

Aqui, o investimento inclui taxa de franquia e capital de giro, e as unidades têm custo fixo administrativo e licenças ilimitadas dos softwares GigaERP e GigaChef para clientes na mesma cidade de atuação da franquia, "levando oportunidades para essas pessoas conseguirem investir no modelo de negócio e empreenderem", segundo o diretor comercial Victor Ruiz.

Sendo assim, do valor que comercializar o produto para o cliente final, não há repasse para a franqueadora. A ideia é gerar maior faturamento ao franqueado, com média mensal de R$ 5 mil, e retorno previsto entre um a dois meses. Hoje, a Gigatron tem 12 unidades nesse modelo, e pretende abrir mais 10 ainda este ano. 

4 - DRY WASH - R$ 3.165

A rede pioneira no método de lavagem de veículos a seco e estética automotiva, que detém a patente da tecnologia, conta com o modelo de microfranquia "Empreendedor Individual".

Destinada a empresários iniciantes, a franquia de baixo investimento pode ser operada na garagem do cliente ou em qualquer vaga coberta, informa a rede.

Criado para dar oportunidade a todos os perfis de pessoas, segundo o fundador e diretor geral Lito Rodriguez, o modelo pode ser iniciado mesmo sem capital.

"O franqueado (Empreendedor Individual) optante pelo MEI ou Simples Nacional pode parcelar o valor em 10 vezes, e pagar com o próprio resultado do negócio."

O modelo tem um master franqueado local (investidor), que investe na instalação da operação, e os empreendedores serão operadores, livres dos investimentos iniciais e risco de capital, explica Rodriguez. O retorno previsto é de um a 24 meses.

"Temos microfranqueados com ganho líquido mensal de R$ 3 mil, R$ 7 mil, R$ 10 mil e R$ 15 mil", diz, lembrando que a meta é atingir 160 microfranquias em 2022.

5 - QYON TECNOLOGIA - R$ 5 mil

Franquia home based de soluções de tecnologia com inteligência artificial para gestão de negócios. Nascida em 2020, tem 77 unidades, e deve finalizar 2022 com mais de 100. O franqueado atua como consultor de gestão e tecnologia para empresas de diversos segmentos e escritórios de contabilidade, com controle das soluções 100% em nuvem.

Marcos Paulo de Castro, diretor comercial e de parcerias, diz que a microfranquia surgiu para facilitar a entrada de quem comercializa serviços e quer empreender em tecnologia a um risco de baixo custo, e empresários que querem ampliar o portfólio de negócios.

O investimento inicial é de R$ 5 mil, mas há uma taxa de franquia de R$ 5.625, totalizando R$ 10.625, e com retorno previsto para seis meses. Castro explica que, além do valor mais enxuto, a Qyon parcela esse investimento inicial em até 12 vezes sem juros.

"Assim, a própria entrada de receita de vendas paga o custo de aquisição, ajudando no fluxo de caixa do empreendedor e diluindo o risco de custo no planejamento de negócios".

6 - LIMPEZA COM ZELO - R$ R$ 2,5 mil a 6,5 mil

Especializada em limpeza profissional de residências, condomínios e escritórios, a rede oferece modelos de negócio voltados aos MEIs ou donos de empresa no regime Eireli (único sócio).

No modelo para MEIs, o investimento inicial é de R$ 4 mil, com equipamentos, produtos e treinamentos completos para iniciar a operação, ou de R$ 6,5 mil (garantia de R$ 2 mil de faturamento). A taxa de franquia é de R$ 1 mil, com faturamento médio previsto de R$ 5 mil, lucro mensal de 70% (sozinho ou com um funcionário) e retorno de até três meses.

Aqui, o franqueado inscrito no MEI é quem de fato fará a limpeza, ficando sob escopo de outro franqueado da rede na categoria regional, que detém mais estrutura como um escritório, e garante clientes, demanda e o suporte necessário.

Já no modelo Eireli-ME, voltado à limpeza comercial, o investimento inicial é de R$ 2,5 mil (equipamentos, produtos e treinamentos completos), mas a taxa de franquia é de R$ 6,5 mil, com faturamento médio mensal a partir de R$ 25 mil e lucros de 20%. O prazo de retorno é de até 12 meses, sozinho ou com até dois funcionários.

Há nove anos no mercado, a Limpeza com Zelo, que possui 60 unidades espalhadas pelo país e dois escritórios regionais - São Paulo e Rio de Janeiro - é a única empresa que oferece aos franqueados garantia mínima de faturamento, segundo o presidente Renato Ticoulat.

“O plano de negócios é uma garantia real face às dúvidas que os investidores podem ter após a pandemia, além dos cuidados para não gastar suas economias em vão.”

7 - TZ VIAGENS - R$ 6.750  

MANOEL, DA TZ, NA ABF EXPO: CONSULTORIA 
TURÍSTICA NO MODELO 'HOME BASED' 

Franquia do Grupo Schultz com presença internacional, atua com consultoria turística home based, com amplo portfólio de produtos e serviços turísticos.

Criada em 2019, a rede nasceu de olho nas mudanças no comportamento de consumo e do comprador on-line. Por contar com uma Universidade Corporativa, não exige experiência anterior em turismo, nem conhecimento em franquias, mas empreendedores que "amam viajar e gostam de pessoas", diz o CEO Paulo Manoel.

"Com o novo formato de negócio, conseguimos romper a barreira da limitação monetária e trazer empreendedores que sonham com o negócio próprio, com investimento baixo, e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo com boa renda no final do mês."

Quanto ao prazo de retorno do investimento, a projeção é de 12 a 24 meses. "Mas existe uma grande diferença quando falamos de um franqueado que dedica tempo integral e consegue chegar a R$ 100 mil mensais. Em tempo parcial, a média é R$ 30 a R$ 50 mil." 

8 - TUTORES - R$ 7 mil

Franquia especializada na prestação de serviços de educação multidisciplinar por meio de tutorias, reforço escolar, aulas particulares e cursos livres com mais de 20 unidades espalhadas em todo o Brasil. O perfil do franqueado é de professor com formação, ou que contrate um profissional formado para prestar serviços de estimulação cognitiva para alunos com dificuldade de aprendizagem.

Já foi eleita a melhor microfranquia do Brasil em 2013 pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e recebeu o Selo de Excelência ABF por cinco anos. Além do investimento inicial, há taxas de royalties e fundo de marketing. O prazo de retorno é de 12 a 18 meses. Para mais informações, acesse o site ou o Portal do Franchising.

9 - CARICANECAS - R$ 7,5 mil

DETALHE DO PRODUTO CARICANECAS:
'ARTE ÚTIL' COM BAIXO INVESTIMENTO

Um dos estandes mais visitados da ABF Expo, com o chamariz de caricaturas digitais impressas em canecas, o modelo home based que une "arte em um produto útil ao baixo investimento", como diz a rede, exige estrutura mínima para empreender: basta um computador com acesso à internet.

Já a franquia fornece material de comunicação, e prensa cilíndrica de impressão nas canecas.

Também ensina o caminho das pedras para divulgar o negócio, se relacionar com os clientes e abrir mercado. Os franqueados, ao realizarem uma venda, enviam as fotos para a franqueadora para os desenhistas fazerem as caricaturas, que são 500 por dia, em média. Os ganhos ficam acima de 50% por unidade (R$ 59, sendo R$ 45 do desenho e R$ 14 da caneca), com retorno de investimento em até seis meses.

No mercado desde 2016, "quando nem se falava em home office", e empregando 70 artistas, segundo o CEO e fundador Dinho Medeiros, a Caricanecas tem hoje 617 franqueados, 10 licenciados da marca nos Estados Unidos e três lojas.

Para quem tem o perfil, a rede oferece uma espécie de "Plano de carreira", que pode seguir para o modelo "Eventos", de aporte maior (R$ 19,9 mil), que surgiu com a demanda reprimida de festas e casamentos na pandemia, até chegar ao modelo "Loja", como as três já existentes. "Com franqueados que devem partir do home based para eventos e outras adesões, chegaremos a 120 unidades em 2022."

10 - BELLAZA - R$ 9 mil

Rede on-line de maquiagens e cosméticos nacionais e importados. Em formato home-office, não exige local físico nem estoque de produtos para operar a franquia, apenas um computador com acesso à internet para o franqueado divulgar os produtos e revender para todo o país. 

Cada franqueado tem uma loja on-line personalizada, e a central da marca é a responsável pelas entregas. Também disponibiliza um time de consultores e suporte em marketing.

De acordo com a rede, além do investimento, o único custo fixo é de R$ 39 mensais referentes à manutenção do site. O retorno se dá entre 12 e 24 meses, e a margem de lucro varia entre 30% e 50%. Para mais informações, acesse aqui ou o Portal do Franchising.

 

IMAGENS: Divulgação e Karina Lignelli

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