ABF Franchising Expo revela novos segmentos de franquias
De volta ao presencial, 29ª edição da feira do setor de franquias traz redes que vão além do tradicional, como as de vacinas, energia solar, benefícios e até vending machines e minimercados autônomos. Feira de negócios vai até sábado, 25 de junho
A pandemia levou diversas empresas a remodelarem seus negócios, ou a criarem outros. No franchising não foi diferente: além do lançamento de formatos menores ou até de lojas "móveis", as mudanças de hábito levaram à criação de redes adaptadas ao atual momento do consumidor.
Entre elas, vacinas, energia solar, agro, benefícios, franquias virtuais, dark kitchen puras, minimercados autônomos e até vending machines de farmácia (mas sem medicamentos), por exemplo.
Mas também deu espaço, como acontece em todas as crises, para mais empreendedores - como os de primeira viagem, que devem aproveitar o dinheiro da rescisão para gerar renda com um negócio próprio. Assim como para os mais experientes, acostumados a investir e diversificar o portfólio.
A renovação de modelos de negócio, a criação de outros e a atração de novos perfis de investidores devem ser a marca da edição 2022 da ABF Franchising Expo, de volta ao presencial, na Expo Center Norte, na Vila Guilherme (Zona Norte da capital paulista) até o próximo sábado (25/06).
Das 450 marcas expositoras, 199 são novas, representando 45% do total, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a realizadora da feira. Outra pesquisa, feita em parceria com a Informa Markets, dá uma ideia ao apontar o perfil dos visitantes com intenção de investir em franquias.
Enquanto 50% são novos empreendedores ou têm alguma ocupação, 47% são empresários e investidores. Desse total, quase 32% têm intenção de investir entre R$ 10.001 e R$ 100 mil - ou seja, dentro do teto das microfranquias, ou redes com investimento até R$ 105 mil.
"O atual cenário mostra claramente que esse potencial investidor está buscando formatos de valores mais baixos, seja para recompor a renda perdida com o desemprego, ou para aproveitar novos modelos de negócio", explica Tom Moreira Leite, vice-presidente da ABF e CEO do Grupo Trigo.
Se de um lado os candidatos a franqueado irão encontrar redes mais digitalizadas e com mais canais de venda pelas lições da pandemia, segundo o presidente da ABF André Friedheim, de outro, o mercado de trabalho, ainda em ritmo lento de recuperação, deve trazer uma "nova geração de empreendedores."
"Com isso, esperamos gerar ainda mais negócios", sinaliza, lembrando que a Expo espera receber pelo menos 60 mil visitantes nos quatro dias de evento.
De acordo com a ABF, o setor faturou R$ 188,5 bilhões nos últimos 12 meses, voltando a se aproximar dos níveis pré-pandemia e, só no primeiro trimestre deste ano, estava com 173.999 unidades de 2.896 marcas em operação no país, além de gerar 1,417 milhão de empregos diretos.
SERVIÇO
29ª ABF Franchising Expo
Onde: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul - Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Quando: De 22 a 25 de junho de 2022, das 13h às 21h, e no sábado, das 11h30 às 18h30
Mais informações: www.abfexpo.com.br
IMAGEM: Divulgação ABF Expo