VRE-2 é apresentado na Acipi

Nova plataforma da Jucesp promete desburocratizar processo de abertura de empresas

Redação Facesp
04/Abr/2017
  • btn-whatsapp
VRE-2 é apresentado na Acipi

Em evento que aconteceu na manhã de hoje (4), na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), o diretor de sistemas da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), Joseffe Barroso de Oliveira, apresentou a empresários, profissionais e escritórios de contabilidade o Via Rápida Empresa 2 (VRE-2).

Desenvolvido com a finalidade de fomentar o empreendedorismo, o VR2 tem a proposta de desburocratizar o processo de abertura de empresas, no ambiente digital, possibilitando o registro das empresas integralmente pela Internet.

NOVIDADES

O VRE-2 se apresenta como uma versão totalmente nova do VRE-1, também, conhecido como Cadastro Web. Por meio da nova plataforma, será permitida a constituição de três tipos jurídicos: sociedade limitada, EI (empresário individual) e Eireli (empresa individual de responsabilidade limitada). “Essas constituições representam mais de 90% das constituições realizadas na Jucesp. Por isso, desenvolvemos esse novo sistema, que servirá para facilitar a vida dos cidadãos e dos profissionais de contabilidade”, explica Oliveira.

Segundo o especialista, uma das vantagens que oferece a nova plataforma é a possibilidade de entrega do processo de abertura de maneira 100% digital, com envio em formato eletrônico para usuários que possuírem o certificado digital. “Se eu quero abrir uma sociedade limitada e tenho sócios de países diferentes, por exemplo, vou poder entrar no portal, preencher os dados e, no final, com a assinatura digital de todos, o processo entra na Jucesp de forma digital. O assessor vai analisar e, se o processo for deferido, a inscrição no CPNJ é automática”, explica Oliveira, que, também, esclarece que a nova versão do sistema permite a entrega do processo por duas formas: eletrônica e presencial. “Ou seja, não altera em nada a forma como é feita hoje. O que é dado como alternativa são as possibilidades de poder optar pela forma eletrônica, com certificado digital, ou pela forma presencial, que não exige a obrigatoriedade do certificado digital”, orienta.

De acordo com a apresentação, a nova plataforma pode ser executada nos navegadores mais utilizados no mercado (Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Safari) e possui design responsivo. “É possível acessá-la, também, por celulares e tablets”, conta Oliveira.

Mas, talvez, a vantagem mais significativa seja a integração com o projeto Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). “Esse é outro ponto de avanço. O Redesim é um projeto do governo federal que visa a integração de todas as esferas: federal, estadual e municipal. Nesse contexto, o VRE-2 vem para integrar informações da Receita Federal, Jucesp e SIL (Sistema Integrado de Licenciamento), e assim contribuir para que o processo de uma abertura de empresa seja menos burocrático”, afirma Oliveira.

ESCRITÓRIO REGIONAL NA ACIPI

O Escritório Regional da Jucesp, em Piracicaba, está localizado na sede da Acipi. É o 26º escritório regional da Junta no estado paulista, e foi viabilizado por meio de convênio entre: Acipi, Prefeitura de Piracicaba, Jucesp e Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba).

Entre os serviços que disponibiliza, o empresário de Piracicaba e região pode encontrar no atendimento da Jucesp: emissão de fichas cadastrais; emissão de Certidão Simplificada; análise e registro de constituição, alteração, baixa e transformação/conversão dos tipos jurídicos: MEI (microempreendedor individual), Eireli (empresa individual de responsabilidade limitada), sociedade limitada e cooperativas; desenquadramento e cancelamento de MEI.

SERVIÇO – O VRE-2 estará disponível para acesso a partir de junho. Dúvidas sobre a nova plataforma podem ser esclarecidas no escritório regional da Jucesp, em Piracicaba, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na sede da Acipi. Contatos com a Junta, também, podem ser feitos pelo telefone: 34171766, ramal 772, ou pelo e-mail: [email protected]

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas