Em visita à Piracicaba, Cotait exalta importância da Acipi
Guiados pelo presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, Cotait, Ana Cláudia Badra Cotait e Adriana Flosi fizeram uma imersão para saber mais sobre a história do empreendedorismo piracicabano
O presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo), Alfredo Cotait Neto, visitou, na tarde da última sexta-feira (4/10), a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e destacou a atuação da entidade, enfatizando o potencial de alavancar o empreendedorismo e o desenvolvimento do município.
O empresário estava acompanhado da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Ana Cláudia Badra Cotait, e da vice-presidente da RA 7 (Região Administrativa das Associações Comerciais), Adriana Flosi.
Guiados pelo presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, os representantes conheceram as instalações da entidade, começando pelo departamento SCPC, convênios, setor administrativo, passando pela Acipi Escola de Negócios, Certificação Digital, Escritório Regional da Jucesp e atendimento ao MEI (Microempreendedor Individual).
Na sequência, fizeram uma imersão no Memorial do Empreendedorismo para saber mais sobre a história do empreendedorismo piracicabano e da Acipi. Também assistiram a uma apresentação que detalhava as ações da associação.
Com atuação forte em toda a região, a entidade faz parte de um grupo de 420 associações comerciais do Estado de São Paulo e integra a RA 7 (Região Administrativa de Campinas).
“A Acipi é uma das principais associações comerciais da rede Facesp. A estrutura da Acipi, tanto na sua função regional, por ser centro convergente das ações que são projetadas e executadas na cidade, tem extrema importância. Proporciona, dentro da comunidade, o desenvolvimento do empreendedorismo. Esse tipo de papel passa a ser fundamental no próprio desenvolvimento de Piracicaba, que é um município pujante”, ressaltou Cotait.
Segundo o presidente da Acipi, a entidade promove uma integração com toda a cidade.
“Se o município estiver bem, será bom para as empresas, para seus funcionários e os clientes estarão mais otimistas para o consumo. Com isso, as empresas vão se fortalecendo e, consequentemente, aumentando a arrecadação de impostos. Assim, cumprimos nosso papel”, destacou.
CONSELHO DA MULHER NO ESTADO
Em reunião com as conselheiras do CME da Acipi, Ana Claudia apresentou sua proposta de gestão.
“Nossa ideia é viajar as cidades do Estado de São Paulo, as associações e montar novos conselhos. A maioria das associações tem grupos, núcleos ou conselhos de mulheres mas precisamos ter representatividade de cada cidade na Facesp. Essa é minha meta: criar 100 conselhos. Hoje, temos pouco mais de 40. Queremos unificar as ações, estar mais perto dos Conselhos, participar dos grandes eventos”, disse Ana Claudia.
Assim, a presidente do CMEC da ACSP fez o convite para o Congresso Facesp, a ser realizado no final do mês, 30 de outubro a 1º de novembro, na cidade de Atibaia. O evento, com programação de três dias, tem a intenção de fomentar e fortalecer os Conselhos de Mulheres.
Entre as atrações do primeiro dia está programada a posse das representantes dos conselhos na Facesp. Essas mulheres serão o ponto de contato da Federação com as ações femininas das Associações Municipais.
Durante a oportunidade, ainda, haverá lançamento e entrega do 1° prêmio Tarsila do Amaral, que homenageia as mulheres empreendedoras do Estado, bem como palestras com inúmeras personalidades políticas e empreendedoras, a fim de discutir e ampliar o papel da mulher em todas as esferas da sociedade.