Vendas no varejo da cidade de SP recuam 15,4% em abril, diz ACSP

Inflação e juros em alta minam o poder de compra e desaceleram o desempenho do comércio

Redação DC
11/Mai/2022
  • btn-whatsapp

Balanço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que as vendas no varejo da capital paulista recuaram 15,4% em abril, na comparação com março.

Segundo a ACSP, essa retração é explicada, em parte, pelo menor número de dias úteis do último mês, “mas também sinaliza uma desaceleração no ritmo do movimento do comércio.”

As vendas também caem quando a comparação é feita com o ano de 2019, período anterior à pandemia. Nesse caso, o recuo é de 12,9%. “Essa queda é explicada pelo aumento da inflação e das taxas de juros que encarece as vendas a prazo”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

O acumulado de janeiro a abril deste ano, no entanto, comparado com igual período de 2021, o varejo paulistano ainda registra crescimento de 33,8% nas comercializações. “Neste caso, significa que a base de comparação é fraca, uma vez que nesse período, no ano passado, havia restrições ao funcionamento do comércio e à mobilidade urbana”, afirma o economista.

EXPECTATIVA

Para maio, a expectativa da ACSP é que o Dia das Mães tenha ajudado o varejo da cidade de São Paulo a crescer. A entidade projeta aumento nas vendas em torno de 2% em relação a igual período de 2021.

 

IMAGEM: Leandro Moraes/DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais