Vendas do varejo da cidade de SP crescem 17,9% em agosto

Segundo a Associação Comercial de São Paulo, aos poucos o setor recupera as perdas, mas o risco de descontrole inflacionário e da crise hídrica podem frear o consumo

Redação DC
06/Set/2021
  • btn-whatsapp
Vendas do varejo da cidade de SP crescem 17,9% em agosto

O fim das restrições ao comércio em todo o Estado de São Paulo elevou as vendas no varejo paulistano em agosto, é o que aponta o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com dados da Boa Vista. O indicador registrou alta média de 17,9% sobre julho deste ano.

A diminuição das restrições no início de agosto motivou uma demanda reprimida a ir às compras, aproveitando o Dia dos Pais. A comercialização de peças de vestuário, como roupas e agasalhos, aqueceu o faturamento do comércio na data.

"O fim das restrições ao comércio na segunda quinzena e a compra de presentes na primeira foram fatores importantes para esse resultado positivo no mês de agosto", avalia o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.

O Balanço de Vendas apontou também alta de 30%, comparando agosto deste ano com igual mês do ano passado. Apesar dessa alta expressiva, Solimeo explica que o motivo desse crescimento foi a fraca base de comparação, visto que há um ano boa parte do comércio estava fechada por causa da pandemia.

"Nossa expectativa se mantém. Até o final deste ano vamos atingir o mesmo patamar apresentado antes da pandemia. Não estamos falando de recuperação das vendas porque venda adiada é venda perdida", explica.

Para Solimeo, mês a mês, o indicador deve se mostrar positivo até o final do ano. "Na medida em que a vacinação continua acelerando a tendência para o varejo melhora, mas temos problemas que podem afetar o desempenho. Como o aumento da inflação, que vai comprometer a renda da população, e que exige atenção do governo, e também a crise energética", finaliza.

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas