Vendas do varejo crescem 2,6% em março

Destaques foram os setores de móveis e eletrodomésticos, supermercados e artigos farmacêuticos, segundo o indicador Spending Pulse, da Mastercard

Estadão Conteúdo
27/Abr/2018
  • btn-whatsapp
Vendas do varejo crescem 2,6% em março

As vendas totais do varejo brasileiro em março de 2018, excluídos os negócios de automóveis e materiais de construção, registraram avanço de 2,6% em comparação ao verificado no mesmo mês de 2017, constatou o indicador de varejo SpendingPulse, da Mastercard. No acumulado do primeiro trimestre do ano, houve alta de 3,4% em relação ao período equivalente do ano anterior.

Os destaques para o mês ficaram com os setores de móveis e eletrodomésticos; supermercados; artigos farmacêuticos; artigos de uso pessoal e doméstico, além de materiais de construção.

Pelo lado negativo, "combustíveis e vestuários tiveram desempenho abaixo do esperado", aponta a Mastercard em nota. Na mesma base de comparação, o e-commerce registrou alta de 18,4%, revela o indicador.

LEIA MAIS:  Movimento do comércio sobe 3,7% no acumulado de 12 meses

No varejo online, diz a empresa, os setores de eletrônicos e móveis apresentaram desempenho superior à média do canal de distribuição. Na outra ponta, "artigos farmacêuticos, vestuários e hobby & livraria ficaram abaixo do crescimento do canal".

O economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima, vê sinais de confiança nos consumidores, mesmo diante de dúvidas sobre a consistência da retomada econômica.

"Feriados como a Sexta-feira Santa e Páscoa impactaram positivamente nas vendas totais no mês de março, apresentando expansão de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado", diz o economista.

Na análise por regiões, Sul e Nordeste tiveram desempenho acima da média, com altas de 4,8% e 3,2%, respectivamente, na comparação do resultado de março ante igual mês de 2017. Abaixo da média, mas ainda em terreno positivo, ficaram Sudeste (2,4%) e Norte (2,3%).

O Centro-Oeste voltou a registrar queda das vendas, com retração de 1,1% na mesma base de comparação, após queda de 3,6% na análise de fevereiro.

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais