União de lojistas deve ser a marca da Sampa Week 2021

Com a volta de São Paulo à fase amarela, comerciantes e prestadores de serviços se engajam na 2º edição da campanha para aumentar as vendas, mas seguindo todos os protocolos sanitários

Karina Lignelli
01/Dez/2020
  • btn-whatsapp
União de lojistas deve ser a marca da Sampa Week 2021

Em janeiro de 2021, o aniversário de 467 anos da cidade de São Paulo vai se tornar 'uma semana de descontos e oportunidades'. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo anunciaram, na última segunda-feira, 30/12, a segunda edição da Sampa Week.  

Entre os dias 23 e 31 do próximo mês, lojas, restaurantes, hotéis, museus e outros estabelecimentos oferecerão descontos aos consumidores, assim como nas ações da Black Friday e Semana Brasil. Após parecer favorável da Câmara Municipal de SP, a Sampa Week agora faz parte do calendário de eventos da cidade.

A diferença dessa edição para a anterior é que ela será realizada em plena pandemia, e foi anunciada no dia em que o governo paulista colocou todo o estado de São Paulo de volta à fase amarela, ampliando medidas restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus. Na semana retrasada, as internações subiram 17%.

Porém, Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), disse que o varejo ampliado (inclui turismo e restaurantes) não deve pagar a conta sozinho. 

"O problema são as aglomerações. Mas é inadmissível a restrição em shoppings e no comércio de rua."

Mesmo acatando a decisão, a ACSP, em nota oficial, lamentou a decisão do governo às vésperas do Natal, já que os comerciantes vêm cumprindo normas de segurança e orientando o público a manter distanciamento. 

Ao lembrar que a pandemia deve continuar, Cotait convocou os participantes da reunião virtual do Conselho de Varejo da ACSP sobre a Sampa Week 2021, a não deixarem a data 'esmorecer", mesmo no atual cenário.

Também reforçou a importância de comerciantes e prestadores de serviço se unirem para investir na semana promocional, criada a partir da ideia de Arab Chafic Zakka, fundador da rede Preçolândia e membro do Conselho Superior da ACSP, presente à reunião, para potencializar negócios num período fraco em vendas.  

"Uma reflexão para todos: não será fácil tocar a vida em janeiro de 2021, nem podemos esperar os mesmos resultados da primeira edição", disse Cotait. "Mas se estivermos unidos para enfrentar as dificuldades e redobrar o trabalho em apoio à nossa cidade, certamente a Sampa Week 2022 recompensará o esforço."  

Na 1ª edição da Sampa Week, em janeiro último, as lojas físicas venderam 16,32% e o e-commerce 32,50% a mais do que em igual semana de 2019, totalizando alta de 3,4% nas vendas totais do varejo no período. 

Além de Fabíola Xavier, diretora executiva do IDV, que representou o presidente Marcelo Silva, participaram do encontro e se engajaram na semana representantes dos Correios, da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), do SP Convention Bureau e do setor de Turismo, da Associação Comercial dos Jardins e das Distritais da ACSP.  

PRÓXIMOS PASSOS  

Criada pela ACSP e o IDV para potencializar o calendário varejista e atrair mais turistas para a cidade em período de férias - principalmente do interior -, a estratégia da Sampa Week é alavancar o faturamento dos negócios, além das tradicionais liquidações promovidas no primeiro mês do ano para desovar estoques. 

Para a edição 2021, Abdo Hadade, vice-presidente da ACSP e coordenador geral do Conselho de Varejo da entidade, afirmou que a verba de apoio à Sampa Week dobrou, e que tanto lojistas associados como não-associados terão um apoio muito grande para participar da campanha em janeiro. 

Hadade disse também que há expectativa de que a Receita Federal permita iniciar a campanha que irá sortear um automóvel de luxo, assim como nos shoppings, com a venda de cupons por R$ 5 a partir da Sampa Week. 

"Estamos trabalhando essa promoção também para que o lojista, principalmente o pequeno, aumente o seu volume de vendas e consiga um faturamento melhor", afirma. O sorteio está previsto para junho/2021.   

COMO PARTICIPAR 

A partir do dia 07/12, estará disponível no site oficial da Sampa Week o material de comunicação para download para os participantes, que pode ser trabalhado em conjunto com a marca ou isoladamente. Haverá também um espaço para que esses comerciantes postem sugestões e melhorias para a campanha. 

Douglas Formaglio, vice-presidente da ACSP e coordenador das distritais, disse que as 15 distritais já estão antecipando a distribuição de material em suas áreas de abrangência para gerar reflexos inclusive no turismo. "Devagarzinho, essa data deve ficar tão grande quanto o Natal ou a Black Friday", acredita. 

ARTE: Will Chaussê

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas