Tire suas dúvidas sobre como declarar despesas médicas no IR
O Diário do Comércio, em parceria com a consultoria Sage Brasil, esclarece suas dúvidas sobre o Imposto de Renda. Envie sua pergunta para [email protected]
No caso das despesas médicas, é preciso informar o CNPJ de todos os prestadores que me atenderam ou posso incluir somente o CNPJ do plano de saúde que uso?
Você poderá informar as despesas médicas efetivamente pagas, ou seja, se você utilizou tão somente o plano de saúde, não é necessário informar todos os estabelecimentos de saúde que lhe prestaram os serviços durante o ano-calendário de 2018, mas apenas o nome e CNPJ da administradora do plano na ficha "Pagamentos efetuados", com o código 26 - Planos de Saúde no Brasil.
Tenho plano de saúde, mas pago em nome da minha empresa. Eu posso usar essa despesa médica para abater o imposto da pessoa física sendo que o plano de saúde está em nome da pessoa jurídica?
Se o serviço foi contratado com a pessoa jurídica (plano de saúde coletivo, por exemplo), as despesas são registradas no CNPJ da pessoa jurídica e não no seu CPF e, portanto, não podem ser utilizadas como despesas médicas na pessoa física do sócio ou titular, a não ser que seja beneficiário dos serviços e participe financeiramente com alguma contribuição.
LEIA MAIS:
Vender imóvel para quitar débitos de outro garante isenção no IR?
Pessoas com idade avançada precisam entregar a declaração?
Ser sócio de empresa obriga o contribuinte a fazer a declaração?
Moedas virtuais precisam ser declaradas no IR?
Como declarar bens financiados?
Valores doados para pessoa física são tributados pelo IR?
Em caso de união estável, o que cada parte deve declarar?
É possível ter um dependente falecido na declaração de IR?
MEI precisa declarar IR? E honorários advocatícios, onde incluir?
Quem não declarou bens no IR de 2018 precisa fazer a retificação?
Receita deve criar obrigações para corretoras de moedas virtuais
Pronto para acertar as contas com o Leão?