O que é bom para os EUA é bom para o mundo?

Para Christine Lagarde, diretora do FMI, planos de Trump para investimentos adicionais nos EUA em infraestrutura e suas prováveis reformas fiscais impulsionarão a economia. Mas reconheceu que suas políticas devem apertar os mercados internacionais.

Estadão Conteúdo
12/Fev/2017
  • btn-whatsapp
O que é bom para os EUA é bom para o mundo?

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumindo o cargo, é provável que seja bom para economia americana no curto prazo, embora o aumento das taxas de juros e o fortalecimento do dólar devam desafiar o comércio global.

Lagarde disse que os planos de Trump para investimentos adicionais nos EUA em infraestrutura e suas prováveis reformas fiscais impulsionarão a economia. Entretanto, Lagarde reconheceu que as políticas de Trump provavelmente apertarão os mercados internacionais.

"Esse é um aperto que vai ser difícil na economia global e para as quais as economias têm de se preparar", disse Lagarde durante um evento da Cúpula Mundial de Governo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Perguntada como o mundo perderá com a ascensão de Trump e a saída do Reino Unido da União Europeia, Lagarde descreveu "um impulso traiçoeiro" de antiglobalização e pensamento protecionista.

"Temos dito que a globalização é grande, o comércio internacional é grande, e realmente é", disse ela. "Mas não olhamos para aqueles que estavam mal ou que serão negativamente impactados", acrescentou.

Ela culpou esses impactos negativos em parte sobre a ascensão de robôs que ficarão em lugar de empregos, bem como o encolhimento dos ganhos da classe média global.

LEIA MAIS: Governo Trump: o que esperar?

Lagarde cautelosamente evitou perguntas sobre seus pensamentos sobre Trump e suas decisões. Ainda assim, ela enfatizou a importância dos dados e fatos na tomada de decisões.

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas