Megaferiado na capital paulista: veja o que abre e o que fecha

Além do feriado na cidade de São Paulo, que se estende de 26 de março a 4 de abril, todo o estado está sob a fase Emergencial, que estabelece uma série de restrições

Redação DC
25/Mar/2021
  • btn-whatsapp
Megaferiado na capital paulista: veja o que abre e o que fecha

A partir desta sexta-feira, 26/03, começa o megaferiado na capital paulista. A cidade terá dez dias seguidos sem dias úteis. As atividades serão retomadas somente na segunda-feira 5/04.  

Para restringir a circulação de pessoas e tentar conter o avanço da pandemia de covid-19, o prefeito Bruno Covas antecipou feriados municipais, deste e do próximo ano, para os dias 26, 29, 30 e 31 de março, além de 1º de abril. Eles se juntam ao feriado nacional de 2 de abril (Paixão de Cristo).

Vale lembrar que, embora o megaferiado envolva apenas a capital paulista, todo o estado está sob a fase Emergencial do Plano São Paulo, que restringe o funcionamento de diversas atividades econômicas e determina toque de recolher em todos os municípios entre 20h e 5h.

Confira como os serviços públicos e privados considerados essenciais irão funcionar durante o feriado:

SECRETARIA DA FAZENDA

Somente os postos na capital e no ABC paulista fecharão no período de 26 de março a 4 de abril. As unidades do interior permanecem com atendimento normal.

BANCOS

Durante os feriados antecipados, os bancos não poderão funcionar. A única exceção é feita à Caixa Econômica Federal, que atenderá exclusivamente beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, em esquema diferenciado e número reduzido de agências abertas.

POUPATEMPO

Os 82 postos do Poupatempo em todo o Estado permanecerão fechados enquanto durar a fase Emergencial.

Nos canais digitais, por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br , e no aplicativo Poupatempo Digital, estão mantidos os atendimentos on-line.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

Foi definido um novo período para o rodízio na cidade de São Paulo, das 20h até 5h, que já está valendo desde o dia 22 de março. Os dias para as placas proibidas não foram alterados.

BOLSA DE VALORES

A B3, empresa que opera as bolsas de valores, informa que o calendário original de funcionamento de pregão está mantido mesmo com a antecipação de feriados

EDUCAÇÃO

Escolas estaduais e municipais estão em recesso. As escolas particulares terão autonomia para funcionar, mas de forma remota.

SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde manterá abertos os seus serviços estaduais localizados na capital, durante os feriados antecipados pela Prefeitura de São Paulo.

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O mesmo ocorrerá nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), no Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “de alto custo”, também manterão o atendimento dentro do expediente rotineiro durante o período. As únicas exceções serão as unidades farmacêuticas Dose Certa, que não terão atividades nestas datas.

A dinâmica de funcionamento dos postos de doação da Fundação Pró-Sangue pode ser conferida no site da instituição: www.prosangue.sp.gov.br.

SABESP

A Sabesp informa que os postos de atendimento da Companhia nas unidades do Poupatempo estão temporariamente fechados durante a fase Emergencial do Plano SP, em todo o estado. A medida está em vigor desde o último dia 6 de março.

Por conta da pandemia, a Sabesp pede aos cidadãos que utilizem os canais digitais de atendimento. A Companhia disponibiliza a Agência Virtual no site www.sabesp.com.br e o aplicativo Sabesp Mobile para celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Outra opção é a Central de Atendimento Telefônico pelos números 195 e 0800 011 9911 (Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina) e 0800 055 0195 (para demais cidades do interior e litoral).

DETRAN

Nos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo, além do aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar opções de serviços do departamento estadual de trânsito de São Paulo, como renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.

As seis unidades do Detran.SP na capital, localizadas dentro dos postos do Poupatempo, permanecerão fechadas para atendimentos presenciais enquanto durar a fase Emergencial do Plano São Paulo.

A entrega ou retirada emergencial de qualquer documento está sujeita ao calendário de funcionamento do Poupatempo.

LEIA MAIS: Veja o que abre e o que fecha na fase Emergencial do Plano SP 

IMAGEM: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
--
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas