InvestSP fecha parceria com agência chinesa

Objetivo é aumentar as exportações para o país asiático e atrair investimento estrangeiro para São Paulo

Redação DC
23/Nov/2023
  • btn-whatsapp

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), firmou parceria com a Invest Shanghai, órgão equivalente da província chinesa de Shanghai, para ampliar as relações comerciais entre São Paulo e o país asiático. 

O acordo tem como focos principais o aumento das exportações e a atração de investimento estrangeiro.

Em 2022, a China ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior parceiro comercial de São Paulo. A corrente de comércio entre eles (soma de exportações e importações) cresceu 33%, para quase US$ 30 bilhões. 

Um dos objetivos da parceria, segundo o governo paulista, é aproveitar o momento para, com a troca de informações e a realização de ações estratégicas, mapear e criar oportunidades de negócios para empresas chinesas em São Paulo, e vice-versa, inclusive com a realização de eventos e missões internacionais.

A InvestSP, que conta com um escritório em Xangai voltado para atrair investimento estrangeiro para São Paulo e apoiar empresas paulistas que querem acessar o mercado asiático, também acredita que o acordo pode facilitar a divulgação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), do Governo do Estado. 

“É uma parceria que pode criar inúmeras oportunidades de negócio com empresas chinesas em áreas como transição energética, reindustrialização, economia circular e cidades inteligentes, que são as trilhas definidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Em 2023, os negócios entre São Paulo e a China (importações e exportações) já superam US$ 20 bilhões e representam 17% do comércio internacional paulista. O país asiático foi o que mais vendeu para o Estado, entre janeiro e outubro, e o segundo que mais comprou.

 

IMAGEM: Thinkstock

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Conheça os projetos que buscam requalificar o Centro de SP

Os impactos da IA no mercado de trabalho

Confira como foi a festa dos 100 anos do DC