Giraffas aposta em restaurante móvel para ampliar expansão

Objetivo da franquia de alimentação é levar os contêineres a locais remotos e cidades com menos de 50 mil habitantes. Previsão é encerrar 2018 com 5 lojas no formato

Karina Lignelli
03/Jul/2018
  • btn-whatsapp
Giraffas aposta em restaurante móvel para ampliar expansão

Se por enquanto a alta do dólar tem brecado a internacionalização de algumas redes de franquia, o jeito é ampliar a capilaridade por aqui mesmo. Criar um novo modelo de loja, em formato de contêiner, foi a tática que o Giraffas encontrou para reforçar a interiorização da marca no país.

A estratégia, traçada desde 2015 para manter o crescimento da rede diante da crise e para ir além do formato tradicional de shoppings, cuja abertura diminuiu desde então, foi desenvolvida para aumentar a expansão aproveitando locais remotos e cidades com menos de 50 mil habitantes.

"É uma forma de manter o ritmo de expansão com um modelo de menor custo (R$ 550 mil), mais barato que uma loja de rua (R$ 700 mil)", disse Eduardo Guerra, diretor de expansão e implantação do Giraffas, sobre o "Giraffas Container", lançado na 27ª edição da ABF Franchising Expo, realizada entre 27 e 30 de junho. 

Pioneira em lançar o modelo de "restaurante móvel" em formato de franquias, a rede acredita que o novo formato, que tem 100 m2, deve ampliar opções não só para franqueados, mas para investidores devido à estrutura modular, que permite mudar de ponto sem se desfazer do negócio.

LEIA MAIS:  O formato é menor, mas está cada vez mais perto de você

Além de alavancar locais que os modelos tradicionais de rua e shopping ainda não atingem - como cidades com algum boom econômico específico, como o agronegócio -, o modelo também se adapta às capitais, devido às poucas opções de locais para implantação e aos custos altos de locação. 

"É um formato de fácil adaptação, que pode ser instalado em postos de gasolina, supermercados e estacionamentos", completa, lembrando que a mudança de hábitos da população e a procura por praticidade e agilidade na hora das refeições são pontos a favor do formato contêiner.

Para aumentar a comodidade dos clientes, o franqueado também terá opção de incluir um deck na área externa do restaurante, além de escolha de oferecer o cardápio reduzido ou o convencional.   

LEIA MAIS:  Rede japonesa opta por franchising para se expandir pelo Brasil

As três primeiras unidades do Giraffas Container já estão em fase de implantação, segundo o diretor de expansão, e a primeira, em Posse (GO), deve ser inaugurada ainda na primeira quinzena de julho. As outras duas, em Cristalina (GO) e Ji-Paraná (RO), têm previsão de abertura em agosto. 

Com quase 420 lojas espalhadas pelo país e duas nos Estados Unidos (Flórida e Miami), o Giraffas deve encerrar 2018 com faturamento de R$ 720 milhões e 30 novas lojas no total. 

Até o fim deste ano, a previsão é de inaugurar 5 unidades com o novo formato. "Mas dentro da meta atual, a expectativa é que, das 30 lojas anuais, 10 sejam contêineres", conclui Guerra. 

FOTO DE ABERTURA: Divulgação Giraffas / EDIÇÃO DE VÍDEO: William Chaussê 

 

 

 

 

 

 

Indicadores de Crédito da Boa Vista

Índice
Mar
Abr
Mai
Demanda por crédito
0,6%
-4,3%
--
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
-1%
1,1%
--
Inadimplência do consumidor
5,1%
5,0%
7,5%
Recuperação de crédito
6,4%
1,8%
-5,6%
mais índices

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mar
Abr
Mai
IGP-M
1,1477
1,1466
1,1072
IGP-DI
1,1557
1,1353
1,1056
IPCA
1,1130
1,1213
1,1173
IPC-Fipe
1,1096
1,1226
1,1227

Vídeos

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

2º Encontro "Liberdade para Empreender”

SOS Empreendedores - Crédito e negociação de dívidas

Colunistas