Gestão inovadora melhora ambiente de negócios

Em sua 5ª Semana da Inovação, Sebrae sinaliza o investimento em empresas-anjo para alavancar o desenvolvimento dos pequenos negócios

Agência Sebrae
07/Nov/2019
  • btn-whatsapp
Gestão inovadora melhora ambiente de negócios

A inovação da gestão é o primeiro passo para o aumento da produtividade e da melhoria do ambiente de negócios. E para isso, o Sebrae pretende investir em empresas-anjo para alavancar o desenvolvimento dos pequenos negócios.

A afirmação foi feita pelo presidente da instituição, Carlos Melles, nesta quarta-feira (6), durante um dos painéis da 5ª Semana de Inovação, que está sendo realizada pelo Ministério da Economia. Com o objetivo de colocar a agenda da modernização no centro da estratégia da administração pública, ro evento, que termina nesta quinta-feira (7/11) reúne especialistas brasileiros e estrangeiros.

LEIA MAIS: Quem quer ser um unicórnio?

“Começamos a ter confiança no país e o cenário agora é bem positivo para inovarmos”, afirmou Melles durante a palestra no painel “Ambiente de negócios na promoção da inovação e do empreendedorismo”, mediado pelo secretário Especial de Modernização do estado, José Ricardo da Veiga. “Quando temos uma gestão centrada, precisamos sair da zona do conforto”, reforçou o presidente do Sebrae, reafirmando que a instituição está disposta a fazer investimentos em empresas-anjos e em jovens. “Vamos aplicar recursos para incentivar a juventude”, afirmou.

Melles ressaltou que o agronegócio foi o setor que mais inovou nos últimos anos, lembrando que uma das causas foi com a criação da Embrapa, empresa que desenvolveu tecnologias de ponta para a agricultura e pecuária. “A necessidade de inovação do segmento, à época, era muito grande e com as pesquisas e a tecnologia conseguimos reverter o processo e hoje somos líderes na exportação de grãos”, exemplificou. “O Sebrae também é um grande inovador. Temos programas de apoio a startups, consultorias específicas na área de inovação e gestão, além de cursos gratuitos para quem quer empreender e para quem já tem o seu negócio, mas deseja ir além."

LEIA MAIS: Sua startup já saiu do papel? Deve estar na hora de receber um anjo

Para José Ricardo da Veiga, o protagonismo no processo de inovação do Estado tem que ser destinado aos municípios, que encontram maior dificuldade em se modernizar. O secretário afirmou que o governo federal tem diversas estratégias para melhorar o ambiente de negócios, já que há excesso de serviços online que precisam ser unificados.

“Estamos fazendo a transformação digital, da gestão e de todo o processo”, afirmou José Ricardo, observando que uma das novidades será o lançamento da identidade digital, que unificará todos os documentos. Além de Melles e do secretário, participaram do painel, representantes da Confederação Nacional do Comércio e Serviços, Banco Mundial e Banco Central.

FOTO: Erivelton Viana/Sebrae

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas