Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP apoia evento de inovação
A Associação Comercial de São Paulo por meio do Fórum de Jovens Empreendedores (FJE), que promove novas lideranças para atuar com inovação, empreendedorismo e política, é uma das apoiadoras do Startup Weekend Turismo SP
De sexta-feira (30/8) a domingo (1/9), São Paulo sedia o Startup Weekend Turismo SP – evento que reúne referências de um mercado que movimenta mais de R$ 180 bilhões e sustenta 8,8 milhões de empregos diretos e indiretos no país.
Apontada como uma das tendências globais de consumo, segundo relatório da Euromonitor International, a categoria de viagens está não apenas no radar dos consumidores, mas também dos empreendedores.
Assim como em outras edições do Startup Weekend, serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O intuito do evento é fazer os participantes aprenderem na prática, sair da zona de conforto, descobrir as oportunidades que a cidade de São Paulo oferece, fazer novos contatos profissionais, se inspirar com a história dos mentores, e finalmente, tirar ideias do papel.
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) por meio do Fórum de Jovens Empreendedores (FJE), que promove novas lideranças para atuar com inovação, empreendedorismo e política, é uma das apoiadoras do evento.
Entusiasta da inserção do empreendedor no ecossistema de inovação, Alessandra Andrade, vice-presidente da ACSP e fundadora do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores no Estado de São Paulo, na Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), vê a aproximação do FJE com o Startup Weekend como uma confirmação do movimento de renovação da entidade.
“A ACSP é a casa do empreendedor. Fomentar, auxiliar e contribuir para o desenvolvimento de novos negócios está no nosso DNA e é desejado que exista esse olhar para as startups”, diz.
Coordenador do FJE, da ACSP, Fernando Gaspar reforça o interesse da entidade em apoiar iniciativas associadas à inovação.
“O Startup Weekend tem muita relevância nesse ambiente, pois começou pelo Google e hoje tem o apoio de muitos órgãos engajados em inovação. Apoiamos o desenvolvimento de novas ideias e essa proposta de pré-aceleração, que deixa a empresa praticamente pronta para quem quer ser um unicórnio”, diz.
POR DENTRO DO EVENTO
Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes interessados em compartilhar suas ideias e montar ali mesmo seus times. As ideias mais bem votadas são escolhidas para ser desenvolvidas ao longo do evento.
Durante esse período, as equipes se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto, utilizando metodologias e ferramentas, como, por exemplo, Lean Startup, um conjunto de processos usados por empreendedores para desenvolver produtos e mercados, combinando desenvolvimento ágil de software, outras plataformas e clientela.
No último dia, os times apresentam o que construíram, recebem feedbacks de jurados experts e os melhores são premiados.