Consumo em supermercado cresce 4,2% entre março e abril, diz Abras

A melhora do mercado de trabalho tem estimulado o consumo, embora a inflação seja um limitador. Para o ano, o setor supermercadista espera crescimento do 2,8%.

Estadão Conteúdo
08/Jun/2022
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O Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acumula alta de 2,50% de janeiro a abril, alinhado às estimativas do setor supermercadista de um crescimento de 2,80% no ano.

Em abril, o indicador registrou alta de 4,20% ante março. Na comparação com o mesmo mês de 2021, o índice teve alta de 7,37%, de acordo com o monitoramento do departamento de Economia e Pesquisa da Abras.

Os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O aumento do emprego com carteira assinada no quadrimestre, bem como os recursos injetados na economia, como o saque extraordinário do Fundo de Garantia, a manutenção do Auxílio Brasil e a antecipação do 13º salário, estão sustentando o consumo nos lares diante de um cenário de elevada e persistente inflação que impacta diretamente a cesta de alimentos", explica o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

ABRASMERCADO

A Abrasmercado (cesta de 35 produtos de largo consumo como alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) registrou alta de 3,04% em abril e a média de preços da cesta nacional passou de R$ 736,34, em março, para R$ 758,72, em abril.

No ano até abril, a alta é de 8,31% e no acumulado de 12 meses atinge 17,87%. Itens básicos da cesta de alimentos acumulam expressiva alta no quadrimestre, como óleo de soja (20,38%), leite longa vida (22,35%), feijão (19,71%), farinha de trigo (15,45%), café torrado e moído (13,22%).

 

IMAGEM: Freepik

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