Biometria: ACSP ganha posto temporário para cadastro

Ação é resultado de um convênio firmado entre a entidade e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. Atendimento estará disponível para eleitores de todo o estado

Mariana Missiaggia
20/Set/2019
  • btn-whatsapp
Biometria: ACSP ganha posto temporário para cadastro

A partir da próxima segunda-feira (23/9), o edifício-sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) passará a funcionar como posto temporário de atendimento da Justiça Eleitoral para o cadastro de biometria dos eleitores de todo o estado de São Paulo.

A ação é resultado de um convênio firmado entre a entidade e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Em uma visita a ACSP, o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, presidente do TRE-SP, falou sobre as dificuldades de reunir mais eleitores para a coleta das digitais em algumas regiões do estado.

Na ocasião, Alfredo Cotait, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), sugeriu a parceria ao desembargador e estendeu a possibilidade de levá-la a outras Associações do estado, por meio da Facesp. O acordo será formalizado no próximo dia 30/9, levando, portanto, a ação para outras cidades.

Marcel Solimeo, economista da ACSP, destacou a importância da parceria e diz que a entidade espera atingir o maior número possível de cadastros, devido ao grande fluxo de pedestres no entorno da entidade.

“Essa parceria com o TRE-SP nos permite oferecer mais um importante serviço à sociedade. Faz parte da nossa identidade e é nosso papel atender a população e contribuir para agilizar o trabalho público. Descentralizar é importante e essa sinergia representa um salto de qualidade no cadastro eleitoral”, afirmou.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas.

A tecnologia foi implementada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições brasileiras ainda mais seguras, uma vez que a identificação biométrica torna inviável que um eleitor tente se passar por outro no momento da votação.

O cadastramento biométrico é obrigatório para o cidadão exercer o seu direito de voto. Quem não se cadastrar no prazo estipulado terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas eleições seguintes.

Para realizar o cadastro, os eleitores devem comparecer ao Posto da Jucesp, na rua Boa Vista, 51, Centro - São Paulo, entre os dias 23 a 27/9 ou no dia 30/9, das 9h às 17h30.

É necessário apresentar um documento original com foto, como, por exemplo, a identidade (RG), Carteira de Trabalho, CREA, CRM e OAB. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita por não conter a nacionalidade/naturalidade. Também é necessário trazer comprovante de endereço em nome do eleitor e o título eleitoral. O serviço é gratuito.

FOTO: Pixabay

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais