Aussie Grill, a marca 100% delivery da cozinha do Outback

Com mais de 80 operações em 33 cidades, e com expectativa de crescer esse número em mais de 10%, a marca baseada em frango frito funciona no formato dark kitchens

Mariana Missiaggia
25/Ago/2022
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Ao mesmo tempo em que um projeto de lei, em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo, busca conter o crescimento de chamadas dark kitchens, esses estabelecimentos crescem como um fenômeno mundial.

Invisíveis aos olhos do consumidor final, essas cozinhas são alvos de crítica, especialmente pela intensa movimentação de entregadores, na maioria das vezes, em bairros residenciais. 

No Brasil, 57% das redes de franquias já adotaram o modelo no último ano, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre elas, a Aussie Grill, que se lançou no Brasil operando somente no delivery, e assim deve ficar.

Num processo definido por aprendizado e conquistas, Pierre Berenstein, presidente da Bloomin' Brands, grupo que detém as marcas Outback, Abraccio e Aussie Grill, diz que a decisão de entrar neste modelo de trabalho veio durante a pandemia.

Nas palavras do executivo, com o lockdown, o grupo percebeu que havia a oportunidade de operar outra marca dentro das cozinhas que já existiam, de forma virtual e prática, inserindo o Bloomin' Brands cada vez mais no mercado de delivery. "E foi um golaço", diz.

LEIA MAIS: Quem é Pierre Berenstein, o CEO por trás da qualidade do Outback

Assim como o Outback, a Aussie Grill é inspirada na comida australiana e totalmente baseada na proteína de frango, com lanches e pedaços fritos. A marca também opera nos Estados Unidos, onde se chama Aussie Grill by Outback.

Com mais de 80 operações em 33 cidades de diferentes Estados, o objetivo é crescer esse número em mais de 10% e tornar a marca mais conhecida por aqui. Aumentar a presença nas redes sociais também tem ajudado nesse movimento, segundo Pierre. Com mais de 30 mil seguidores no Instagram, o perfil acumula 90% de comentários positivos sobre a experiência com a marca.

Quando a Aussie Grill passou a operar no Brasil, em setembro de 2020, na Zona Sul de São Paulo, o executivo diz que não imaginava saltar de uma para 80 operações em tão pouco tempo. O que ajuda nesse processo é o fato da rede utilizar, exclusivamente, a estrutura física de alguns Outbacks para preparar os pedidos. Além de enxugar gastos, isso ajuda, segundo Pierre, a manter o mesmo padrão de qualidade do grupo.

Além de preparar os restaurantes e treinar equipe, o executivo conta que houve um trabalho de marketing para mapear quais eram os melhores lugares, concorrência e entender as regiões que tinham mais potencial de consumo.

"Fizemos um mapeamento muito grande de mercado e fomos ajustando com o carro andando. Quando lançamos a marca, tinha um perfil de sabor um pouco mais apimentado. Colhemos feedback e adequamos".

Em todo esse trabalho, Pierre destaca que a opção brasileira apresentou algumas particularidades. Nos EUA e na Ásia, a Bloomin’ Brands possui a marca Aussie Grill com restaurantes físicos, por exemplo, enquanto no Brasil, a proposta é seguir em uma operação 100% delivery, com produtos para comer com a mão e voltados para um público mais jovem.

Apostando tudo no sabor marcante, em embalagens diferentonas e em uma cartinha que vai dentro da sacola do delivery, Pierre acredita que consegue transmitir o mesmo acolhimento que as outras bandeiras do grupo com espaços físicos transmitem.

O executivo relembra que desde as primeiras entregas, um QR Code na embalagem pedia o feedback do cliente, e isso estimulou muitas respostas. Foi por esse meio, por exemplo, que a rede conseguiu entender por que a cidade de Belo Horizonte é o mercado que mais vende Aussie Grill - mais que o dobro da segunda cidade, Belém.

Nesse processo de entendimento e reconhecimento do cliente, a marca também ligou para os 300 primeiros clientes que fizeram pedidos. Um contato importante para entender como havia sido a experiência, como o produto chegou, se o nível de picância estava agradável, em qual momento o cliente consumiu o produto. E muitos ajustes que foram feitos na Aussie Grill vieram dessas sugestões.

"Com essas pesquisas, conseguimos entender o nosso público-alvo e aprender o melhor jeito de se comunicar de uma forma relevante para construir a marca e os valores. Também vimos que há uma aderência muito grande do frango, especialmente em algumas regiões".

 

IMAGEM: Aussie Grill/divulgação

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