Adriana Flosi assume secretaria municipal de Campinas

Como secretária de Desenvolvimento Econômico, a presidente da ACIC quer tornar a cidade mais amigável cidade para os negócios, conforme o ranking da Urban System. Hoje, o município ocupa o nono lugar

Redação DC
22/Dez/2020
  • btn-whatsapp
Adriana Flosi assume secretaria municipal de Campinas

A empresária Adriana Flosi aceitou o convite para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo Municipal, mas permanece na presidência da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) no período para o qual foi eleita (triênio 2019/2022), uma vez que o cargo é voluntário.

De todos os cargos que ocupa, a empresária desligou-se apenas, ao receber o convite da municipalidade, da vice-presidência da Jucesp, cargo nomeado pelo governador João Doria e que foi o primeiro cargo público ocupado por Adriana em sua trajetória.

“Na administração municipal, a pasta é um espaço destinado ao PSD, e sou a indicação técnica para ocupá-lo”, diz.

Entre os propósitos de Adriana como secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura está tornar Campinas a mais amigável cidade para os negócios, conforme o ranking da Urban System. Hoje, o município ocupa o nono lugar.

Como parte de seus projetos estão a fomentação de startups e inovação e o estímulo ao lançamento de patentes nas empresas que buscam soluções tecnológicas ou inteligentes e atrair as instalações científicas relacionadas à tecnologia, à inovação e à pesquisa.

“Precisamos atrair investimentos com gestões eficientes e sustentáveis para combater as desigualdades e garantir um modelo mais equânime de criação de oportunidade de emprego e renda para a população”, explica.

“Visamos, também, melhorar o índice de competitividade do município, que hoje, no ranking do Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o Sebrae, está em oitavo lugar. Trabalharemos para buscar o primeiro lugar com intuito de atrair investimentos internacionais. E, quando falamos de desenvolvimento econômico, estamos falando também dos negócios na cadeia do turismo, do agronegócio, do varejo de vendas de produtos e serviços, além das empresas de base tecnológica”.

CURRÍCULO

Adriana Flosi é natural de Botucatu (interior de SP), casada, mãe de três filhos e reside em Campinas (também no interior paulista) desde 1980. É graduada em Artes Plásticas pela PUC-Campinas, pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela Universidade São Francisco, e master em Design Thinking pela Inova Business School.

Desde 2010, atua como empresária nos ramos de negócios educacionais e eventos corporativos. Já empreendeu também nos segmentos de comércio no ramo de pet-shop, distribuidora de produtos veterinários, clínica veterinária e óptica.

Adriana iniciou sua trajetória na Associação Comercial e Industrial de Campinas, a ACIC, em 2001, como membro da diretoria adjunta para o triênio que se encerraria em 2004. Foi quando passou a integrar a diretoria executiva pelos três anos seguintes. Em 2007, assumiu a vice-presidência da ACIC, posto que ocupou até ser eleita presidente da Associação, por aclamação, em 2010. Até aquele momento, a ACIC, que então completava seus 90 anos de fundação, nunca havia sido presidida por uma mulher.

Foram duas gestões consecutivas à frente da presidência da Associação, até 2016, quando, então, foi sucedida por Guilherme Campos, e tornou a ocupar a vice-presidência. Em fevereiro de 2019, Adriana, novamente foi eleita por aclamação e reassumiu a presidência da ACIC, cargo no qual permanecerá até 2022.

Em 2006, Adriana foi uma das cooperadas fundadoras da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Empresários de Campinas - SICOOB ACICOOP (atual SICOOB Paulista). E, desde 2013, é membro do conselho de administração da cooperativa. No mesmo ano, assumiu a presidência de outra entidade representativa dos setores produtivos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas; posto no qual permanece até os dias atuais. Em 2011, foi vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP). E, desde 2015, Adriana é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), representando a Região Administrativa 07 da Federação, formada por 37 cidades, cargo que ocupará até 2021.

Adriana Flosi também é a primeira mulher a assumir os dois mais altos cargos na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Em janeiro de 2019, ao ser nomeada para a vice-presidência da autarquia estadual, Adriana ocupou interinamente, a presidência da instituição, por 60 dias. Anteriormente, entre 2010 e 2015, Adriana foi administradora do escritório regional da Jucesp, em Campinas, e vogal da autarquia, de maio de 2015 até 2019.

Adriana representa a ACIC na Fundação Fórum Campinas Inovadora, é vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) – centro, e integra os conselhos da Serviços Técnicos Gerais (Setec), do Procon, o de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Campinas, o de Desenvolvimento Urbano (CMDU), e o Comitê Municipal para análise de discussão da educação profissional e empregabilidade em Campinas (Fumec), entre outros. Adriana é, também, vice-coordenadora nacional do PSD Mulher (Partido Social Democrático), desde a sua fundação, em 2013, e possui, ainda, experiência em trabalhos de reinserção social, com pessoas prestes a deixar a prisão. 

FOTO: Divulgação 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Entrevista com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Entrevista com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Marina Helena, candidata à Prefeitura de SP, quer devolver IPTU a comerciantes

Boulos pretende criar agência de crédito para empreendedores