ACSP: Confiança do consumidor avança em maio e interrompe série de 4 quedas

O indicador subiu 1% na variação mensal, aos 96 pontos, mas permanece na zona do pessimismo – abaixo dos 100 pontos

Redação DC
26/Mai/2025
  • btn-whatsapp
ACSP: Confiança do consumidor avança em maio e interrompe série de 4 quedas

Após quatro meses seguidos em queda, o Índice Nacional de Confiança (INC), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou alta de 1% em maio, chegando aos 96 pontos. Ainda assim, por estar abaixo dos 100 pontos, o indicador mostra um consumidor pessimista.

Segundo a ACSP, quando o indicador avança, é sinal de que o consumidor está mais disposto a comprar além do essencial e a realizar investimentos.

Na comparação com maio do ano passado, o INC recuou 3%. A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.679 famílias residentes em capitais e cidades do interior do país.

Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, a melhora mensal do indicador surpreendeu, mas ainda não é possível afirmar que o resultado de maio indique uma mudança de tendência.

“A atividade econômica e o mercado de trabalho ainda demonstram certa resiliência. Esses fatores, aliados à ampliação do crédito consignado e ao aumento das transferências de renda por parte do governo, mantêm o ânimo e o consumo das famílias”, diz Ruiz de Gamboa.

No entanto, continua o economista, “a inflação de itens essenciais, somada ao elevado nível de endividamento dos lares e às altas taxas de juros, pode comprometer a confiança do consumidor nos próximos meses."

Por região, o INC só não avançou no Norte do país neste mês de maio, onde ele recuou. Por classes socioeconômicas, houve elevação da confiança para as classes AB e DE e estabilidade para a C.

A ACSP informa que o levantamento constatou melhora da percepção das famílias em relação às expectativas de renda e emprego e, em menor medida, quanto à situação financeira atual, com a segurança no emprego apresentando aumento.

 

IMAGEM: Freepik

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Rafaela Kamachi, da Soneda, fala da importância da loja física para a rede

Alejandro Vázquez, da Nuvemshop, fala sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Colunistas