ACSP: confiança do consumidor avança 4,8% em outubro, quinta alta seguida

Com o consumidor mais otimista, a Associação Comercial de São Paulo projeta alta de 1,9% nas vendas do varejo em 2023

Redação DC
07/Nov/2023
  • btn-whatsapp
ACSP: confiança do consumidor avança 4,8% em outubro, quinta alta seguida

O Índice Nacional de Confiança (INC), apurado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), avançou 4,8% em outubro, aos 110 pontos. Foi o quinto mês seguido de alta na confiança do consumidor. O INC varia de zero a 200 pontos, sendo que pontuações acima de 100 são consideradas positivas. 

As cinco altas seguidas, segundo a ACSP, podem ser explicadas “pelo aumento da renda das famílias por conta da melhora do mercado de trabalho e das transferências governamentais, da queda da inflação, além da redução dos juros”.

Segundo a ACSP, em outubro, a percepção das famílias em relação às finanças pessoais  apresentou acentuada melhora, assim como a sensação de segurança no emprego. 

A melhora da confiança reflete no aumento da proporção de consumidores dispostos a comprar itens de maior valor, como carro e casa, além de bens duráveis, como geladeira e fogão. 

A melhora da confiança do consumidor fez a ACSP projetar uma recuperação das vendas do varejo a partir dos últimos meses de 2023, fechando o ano com crescimento de 1,9%.

A sondagem para o INC foi realizada com uma amostra de 1.750 famílias, em nível nacional, residentes em capitais e cidades do interior.

 

IMAGEM: Paulo Pampolin/DC

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas