Walmart lança experiência virtual para vender brinquedos

A novidade veio um semestre após a varejista ter registrado sete marcas no metaverso, em um movimento que já sinalizava seus planos de fabricar e vender bens virtuais no Roblox

Mariana Missiaggia
28/Set/2022
  • btn-whatsapp

No início desta semana, o Walmart anunciou o lançamento de duas novas experiências imersivas na megaplataforma do metaverso Roblox. Chamados de Walmart Land e Walmart’s Universe of Play, os espaços oferecem conteúdo interativo e entretenimento exclusivos para os clientes.

A novidade veio quase um semestre depois da varejista ter registrado sete marcas no metaverso no final de 2021, em um movimento que já sinalizava seus planos de fabricar e vender bens virtuais na plataforma.

No comunicado enviado à imprensa, o Walmart cita a criação de duas experiências: a “Walmart Land” e a “Walmart’s Universe of Play”. Chamadas de “ilhas” do Walmart no mundo virtual, esses espaços dão vida a possibilidade de comprar dentro da plataforma. O Walmart Land apresenta uma coletânea de produtos de mercearia, moda e beleza, enquanto o Universe Play reúne itens do entretenimento, como jogos e brinquedos, na comunidade que acumula mais de 52 milhões de usuários ativos diariamente. 

"Estamos aparecendo em grande estilo - criando comunidade, conteúdo, entretenimento e jogos através do lançamento do Walmart Land e do Walmart Universe of Play", diz o comunicado assinado por William White, diretor de marketing do Walmart EUA. 

De acordo com a nota, o Walmart está convencido de que seus clientes passam muito tempo no metaverso, e por essa razão, a companhia está concentrada em criar experiências novas e inovadoras que os empolguem dentro das comunidades onde eles vivem agora, nos mundos virtuais em que jogam.

COMO TUDO FUNCIONA

Walmart Land e Universe of Play são lobbies virtuais e dentro deles há uma variedade de minijogos e experiências, incluindo uma roda gigante, piano interativo e cabine de DJ - e a maioria deles serve para direcionar os jogadores para certas marcas.

Por exemplo, um camarim virtual permite que o usuário gaste moedas coletadas no Walmart Land para enfeitar seu avatar com fones de ouvido Skullcandy ou um rastreador de fitness Fitbit - todos produtos disponíveis para compra. Em Universe of Play é possível correr com um patinete elétrico da marca Razor em uma pista ou sair com personagens da Patrulha Canina.

Apesar de parecer um lance um tanto quanto futurista ou superficial, a estratégia de marketing parece estar funcionando - uma quantidade razoável de usuários já se logou na plataforma. Cerca de 200 mil emblemas com a frase “Bem-vindo ao Walmart Land” foram concedidos a usuários por entrar no jogo pela primeira vez.

E enquanto a moda não pega de vez, White tem falado sobre os mundos virtuais em entrevistas como uma forma de se conectar com a Geração Z.

“Como estamos desenvolvendo a comunidade e o engajamento? Como estamos movendo a agulha de um ponto de vista favorável à marca com o público mais jovem? É isso que estamos tentando fazer aqui”, diz o executivo em nota.

Ao apresentar a novidade, White explica que o Walmart Land conta com uma variedade de experiências imersivas, incluindo uma loja virtual de mercadorias e brindes que podem ser ganhos em vários jogos e competições.

O Walmart Land estreia com três grandes experiências, especificamente com a próxima geração de clientes em mente:

Electric Island - Inspirado nos maiores festivais de música do mundo, o Electric Island inclui uma passarela de piano interativa, um desafio de dança, uma experiência de curiosidades da Netflix com Noah Schnapp, ator de Stranger Things, e uma cabine de DJ onde os usuários podem aprender a misturar diferentes batidas.

House of Style - Apresentando um camarim virtual, um desafio de pose, uma pista de obstáculos de cosméticos de grandes dimensões e uma pista de patinação, a House of Style oferece produtos de UOMA by Sharon C., Lottie London, Bubble, entre outros.

Electric Fest - Usuários podem voltar ao Electric Island para o 'Electric Fest', uma celebração de concerto de captura de movimento com apresentações de artistas populares como Madison Beer, Kane Brown e YUNGBLUD.

Já a área focada em reunir os maiores lançamentos relacionados ao universo do entretenimento e brinquedos torna possível explorar diferentes mundos de brinquedos para ganhar moedas para produtos virtuais, desbloquear códigos secretos e muito mais. Universo do Jogo inclui:

Jogos imersivos - os usuários podem mergulhar em cinco novos jogos que oferecem experiências com produtos e personagens de L.O.L. Surpresa!, Jurassic World, Patrulha Canina, Magic Mixies e Razor Scooters.

Recompensas desejadas - Os usuários terão a oportunidade de tentar coletar o máximo de brinquedos virtuais que puderem para ganhar moedas resgatáveis para o seu avatar. Os brinquedos ficarão pendurados por toda parte, e um dirigível do Walmart derrubará brinquedos regularmente ao longo da experiência.

Aventuras virtuais - Com itens de mobilidade eletrônica, como hoverboards, que um avatar pode usar para viajar pelo universo mais rapidamente, os usuários encontrarão drones que os ajudarão a descobrir outros mundos de brinquedos.

 

IMAGEM: Walmart/reprodução do Youtube