Vendas nos supermercados de SP sobem 4,86% em janeiro

A Associação Paulista de Supermercados mantém sua projeção de crescimento de 6 a 6,5% para o ano

Estadão Conteúdo
09/Mar/2018
  • btn-whatsapp
Vendas nos supermercados de SP sobem 4,86% em janeiro

As vendas do setor de supermercados em São Paulo cresceram 4,86% em termos reais no mês de janeiro quando comparadas a igual mês de 2017, conforme dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

O indicador já considera a inflação medida pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Apas e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Já o crescimento no critério mesmas lojas, que leva em conta apenas os pontos de venda abertos há mais de um ano, foi de 3,43% no período, conforme a Apas.

A entidade considerou que o resultado de janeiro surpreendeu positivamente. Atualmente, a Apas mantém sua projeção de crescimento de 6 a 6,5% para o ano, previsão que leva em conta a totalidade das lojas.

Para o economista Thiago Berka, os resultados de evolução do emprego ao longo do primeiro trimestre serão determinantes para estimar o comportamento das vendas pela frente.

Inflação

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), que havia registrado alta de 0,98 em janeiro, caiu em fevereiro 1,07% ante janeiro, o que representa a quarta maior queda desde que passou a ser calculado, em 1994. No acumulado dos dois primeiros meses do ano de 2018 o recuo é de 0,1%.

O destaque do mês na deflação, segundo a Apas, ficou com as proteínas. O preço da carne suína caiu 3,99%, a carne bovina recuou 3,02% e as aves tiveram queda de 2,94%. O feijão foi outro item que ajudou a puxar o índice para baixo, ao acumular a décima quarta queda consecutiva, com redução de 9,28%, em 2018.

FOTO: Thinkstock

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais