Varejo vai perder força ao longo do primeiro trimestre, diz ACSP

O setor perde fôlego desde agosto, num contexto de alta da inflação, encarecimento do crédito e desemprego elevado

Instituto Gastão Vidigal
19/Jan/2022
  • btn-whatsapp

O varejo, em novembro, continuou perdendo fôlego, porém, segundo os economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mantendo a perspectiva de crescimento moderado, puxado pelo efeito positivo do Auxílio Brasil e pela melhora das expectativas das famílias em relação à sua situação financeira futura.

Baseado nesses dados e em informações de operações de crédito e taxa de juros, as projeções do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP apontam para um aumento de 2,0% nas vendas do varejo restrito para 2021 e para a continuidade dessa desaceleração durante o primeiro trimestre de 2022.

Em novembro, as vendas do varejo restrito (que não incluem veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) apresentaram recuos de 4,2% e 2,9%, respectivamente, em relação ao mesmo mês de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

No acumulado em 12 meses, os volumes comercializados continuaram mostrando aumentos de 1,9% e 5,1%, respectivamente. Contudo, inferiores aos observados na leitura anterior.

Segundo a ACSP, “esses resultados evidenciam a continuidade da perda de fôlego do varejo, ocorrida a partir de agosto, num contexto de menor poder aquisitivo das famílias, corroído pela inflação, encarecimento do crédito e elevado desemprego.”

No contraste anual, somente artigos farmacêuticos, por tratar-se de itens essenciais, e veículos, devido à menor base de comparação do ano passado.

 

IMAGEM: DC

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais