Varejo paulistano registra alta nas vendas na 1º quinzena de fevereiro
Dados da ACSP mostram crescimento de 6,2% na comparação interanual e de 3,3% sobre igual período de janeiro
As vendas do varejo da capital paulista cresceram 6,2% nos primeiros quinze dias de fevereiro, na comparação com igual período de 2021, de acordo com balanço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Na comparação com a primeira quinzena de janeiro, que teve o mesmo número de dias úteis, a alta foi de 3,3%. O resultado não pode ser considerado definitivo para o mês pelo fato de fevereiro ser mais curto que janeiro, pondera Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Segundo a ACSP, os resultados positivos são explicados pela maior movimentação na economia, melhora dos indicadores de emprego e abertura total do comércio.
Ainda assim, o Balanço de Vendas da ACSP apontou também que o varejo não se recuperou totalmente das perdas causadas pelo fechamento do comércio.
O resultado da primeira quinzena de fevereiro ficou 0,2% abaixo do obtido em igual período de 2020, portanto, antes da pandemia. “Temos que continuar melhorando para atingir o patamar anterior à pandemia. Não há expectativa de um crescimento significativo porque a economia como um todo não crescerá de forma expressiva”, afirma Solimeo.
Para o economista da ACSP, a inflação ainda preocupa porque limita, especialmente, a compra de bens de menor valor. “O consumo, nesse caso, está baseado em recursos extras injetados na economia, como o Auxílio Brasil e liberação dos recursos do fundo de garantia (FGTS).”
Por outro lado, no caso de bens de maior valor, a alta da taxa de juros prejudica o crediário duplamente. “Primeiro porque encarecem os juros e, portanto, o total da compra. Segundo porque quanto mais alta a taxa de juros, menores são os prazos de financiamento”, explica Solimeo.
IMAGEM: Valter Campanato/Agência Brasil