Thaís Carballal, da Mooui, vai abrir sua primeira loja física. E será na Espanha
Em entrevista ao Diário do Comércio, a empreendedora fala sobre internacionalização, criação de produtos, Black Friday, engajamento nas redes sociais e os desafios enfrentados no e-commerce
Há um ano, Thaís Carballal, fundadora da Mooui, se preparava para finalmente dar à marca de decoração e lifestyle um endereço para chamar de seu. Após dez anos atuando no e-commerce, o primeiro ponto de venda físico da Mooui seria dentro de um shopping, em Londrina, cidade onde a empresária vive com a sua família no Paraná.
Época de compras de fim de ano, a data de inauguração parecia perfeita, mas acabou não dando certo e o projeto foi engavetado. Em paralelo, Thaís estudava formas de levar o negócio para fora do Brasil, já que desde 2017 as vendas internacionais davam sinais de crescimento, mesmo sem nenhum investimento para que isso acontecesse.
Arábia Saudita, Estônia, Israel e Grécia são alguns dos países para onde a Mooui costuma enviar mercadorias, e isso sem ter qualquer descrição de produto em outro idioma além do português. A explicação mais provável para esse fenômeno, na opinião da empreendedora, é a presença da marca no Pinterest, plataforma que ajuda usuários do mundo todo a encontrar, compartilhar e reunir referências.
Apesar de existir desde 2008, o Pinterest ainda é pouco explorado pelos varejistas brasileiros como ferramenta de venda. Diferentemente das outras redes sociais, onde celebridades, amigos e marcas estão entre os perfis mais seguidos, o Pinterest gera seguidores por interesses. A interação é menos social e mais focada em buscar inspirações, seja para planejar uma festa, se vestir, decorar a casa ou descobrir o próximo produto que irá comprar, já que a plataforma permite links diretos para compra.
A página tem como proposta uma verdadeira exploração intuitiva que torna quem está ali mais aberto a novos produtos e marcas, já que navegam na plataforma essencialmente para isso. Com mais de 50 mil seguidores e quase 4 milhões de visualizações mensais, a Mooui tem mais de 25 mil pins salvos em seu perfil separados por dezenas de subpastas. As imagens compartilhadas, claro, são exclusivamente autorais da marca.
"É a nossa grande vitrine. É a rede social que melhor funciona para o tipo de conteúdo que produzimos. Muitos quartos que fizemos já viralizaram (no Pinterest) com mais de 5 milhões de visualizações sem passar pelo Brasil. Já viralizamos na Índia, por exemplo, e isso nos trouxe tráfego e vendas", diz.
Thaís não queria apenas exportar, desejava ter também um e-commerce registrado fora do Brasil e com estoque local que reduzisse o tempo de entrega, garantisse ao consumidor que ele não pagaria impostos adicionais ao receber a mercadoria, gerasse mais segurança de compra e colocasse a Mooui oficialmente na rota de comércio internacional.
Pesquisando possibilidades, a empreendedora optou por Barcelona, na Espanha, berço de marcas infantis que ela admira e se inspira, onde acredita existir maior conexão entre o público consumidor e a essência da marca, e ainda é possível aproveitar o potencial turístico. Outra vantagem da cidade, segundo a empreendedora, é que sua sócia na operação internacional mora lá e toca pessoalmente esse processo.
Despachando produtos de lá desde julho, as entregas, que levavam mais de 20 dias para chegar, ganharam velocidade. Em um dos exemplos citados por Thaís, um envio para o Texas, nos Estados Unidos, chegou em três dias saindo da Espanha.
Pouco menos de quatro meses após a internacionalização da Mooui, Thaís enxergou outra possibilidade: fazer do estoque um ponto de venda em Barcelona, no bairro Sarrià, em uma casinha charmosa, que passará por uma pequena reforma e deve abrir as portas até 1 dezembro deste ano como a primeira loja física da Mooui, após dez anos atuando exclusivamente no e-commerce.
Confira a seguir o bate-papo com a empreendedora Thaís Carballal sobre a criação de produtos, internacionalização, Black Friday, engajamento nas redes sociais e os desafios enfrentados no e-commerce: