Teste: você está pronto para colocar em prática sua ideia de negócio?
Responda às questões e confira se é possível lançar sua empresa agora – ou se é melhor mudar sua maneira de planejar
Os primeiros meses de uma empresa são sempre os mais difíceis. Em seu livro “The first mile: a launch manual for getting great ideas into the market”, Scott D. Anthony, consultor em inovação da Innosight, procura mostrar como se preparar corretamente para o início de uma startup.
O caminho que ele sugere não é nem fazer um planejamento detalhado que elimine todos os riscos (o que é impossível!) nem, ao contrário, colocar a ideia no mercado sem pensar – e ir vendo o que acontece. Sua experiência mostra que é preciso ter os pés no chão, mas não ficar amarrado a ideias que nunca irão se confirmar quando saírem do papel – dada a complexidade da vida real.
Um dos pontos altos do livro está num guia para que se avalie o quanto a ideia de negócio está madura para ir ao mercado, e o quanto o planejamento da empresa foi bem feito. Responda as questões, inspiradas nessa avaliação de novos negócios da Innosight.