Setor de serviços segue em marcha lenta
A recuperação do setor de serviços é mais lenta do que se esperava e, segundo economistas da ACSP, deve demorar para reverter a contração de 11,4% acumulada entre 2015 e 2017
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados mostrou, em dezembro, queda de 0,2%, sobre o mesmo mês de 2017, terminando 2018 sem praticamente mostrar variação em relação ao volume registrado no ano anterior (-0,1%).
Contudo, apesar do anêmico desempenho anual, o setor segue tendência de lenta recuperação, após acumular contração de 11,4% entre 2015 e 2017.
Segundo análise dos economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o setor serviços, apesar de praticamente não ter crescido em 2018, continua a mostrar tendência de recuperação, embora muito mais lenta do que as exibidas pela indústria e pelo varejo.
Para os economistas da ACSP, no cenário de continuidade de aumentos da confiança do empresário e de consumidor ao longo do presente ano, num contexto de baixa inflação e expansão mais intensa da atividade econômica, permitindo a geração de mais empregos e maiores salários, espera-se que os serviços, finalmente, voltem a crescer.
De todo modo, o resultado obtido em 2018 se explicaria, por um lado, pelo desemprego ainda elevado e o baixo crescimento dos salários, que inibiram a retomada da demanda por serviços de telecomunicação, provocando contração no segmento de informação e comunicação.
Por outro lado, também pesou a incerteza eleitoral reinante durante grande parte do ano passado, que adiou a realização de novos empreendimentos, gerando retração nos serviços de engenharia, pertencentes à categoria de serviços profissionais, administrativos e complementares.
Para contrabalançar, houve expansão nos volumes de transportes, e correios, com destaque para os segmentos aéreo e terrestre, apesar da greve dos caminhoneiros, que provocou forte contração desse segundo tipo de transporte em maio; de outros serviços, com ênfase na intermediação financeira; e de serviços prestados às famílias, principalmente os relativos à hotelaria.
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