Setor de serviços se recupera com flexibilização das medidas restritivas

O volume de serviços prestados apresentou alta de 1,2% em maio, na comparação com abril, e de 23% ante igual mês de 2020

Instituto Gastão Vidigal
19/Jul/2021
  • btn-whatsapp
Setor de serviços se recupera com flexibilização das medidas restritivas

Em maio, os serviços mantiveram a tendência de recuperação, embora menos intensa que nos casos da indústria e do comércio.

Para os economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a perspectiva para os próximos meses é positiva, não somente pela fraca base de comparação de 2020, mas também devido ao avanço da vacinação, que permitirá flexibilizar ainda mais o isolamento social, garantindo o retorno paulatino das atividades do setor à normalidade.

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio, o volume de serviços prestados apresentou alta de 1,2%, livre de efeitos sazonais, próxima às previsões de mercado.

Na comparação com o mesmo mês de 2020, houve elevação recorde de 23,0%, mais intensa que a registrada na leitura anterior. Nos últimos 12 meses, houve recuo mais uma vez, que alcançou a 2,2%, embora progressivamente menos acentuado.

O forte crescimento anual se explicaria fundamentalmente pela menor base de comparação de 2020, mas também refletiria os efeitos positivos da redução do isolamento social, da maior geração de empregos e do aumento da renda das famílias, propiciado pela volta do auxílio emergencial, ainda que em menor valor e com menor alcance.

Nessa mesma base de comparação, todas as cinco atividades consideradas na PMS mostraram expansão, com destaque para os serviços prestados às famílias, notadamente hotéis, restaurantes, bufês e atividades de condicionamento físico, segmento fortemente caracterizado por atendimento presencial, que foi muito afetado pelo isolamento social no início da pandemia.

Também se destacaram transportes, principalmente de tipo terrestre e aéreo, serviços profissionais, administrativos e complementares, impulsionados pelos serviços de administração e engenharia e serviços de informação e comunicação, com crescimento de portais de internet, serviços de busca e suporte técnico de tecnologia da informação. Outras contribuições positivas vieram do ramo de outros serviços, por corretagem de títulos e valores imobiliários, apoio ao desenvolvimento florestal e recuperação de plásticos. Em particular, o agregado do turismo apresentou forte crescimento na comparação com maio do ano passado.

 

IMAGEM: Pixabay

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Conversamos com Thaís Carballal, da Mooui, às vésperas da abertura de sua primeira loja física

Entenda a importância de planejar a sucessão na empresa

Especialistas projetam cenários para o pós-eleições municipais