Setor de serviços perdeu ritmo de crescimento

Segundo economistas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a recuperação dependerá da evolução do emprego e da renda das famílias

Instituto Gastão Vidigal
13/Jun/2019
  • btn-whatsapp
Setor de serviços perdeu ritmo de crescimento

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, o volume de serviços prestados mostrou queda de 0,7% na comparação com o mesmo mês de 2018 (ver tabela abaixo), menos intensa do que a observada em março, na mesma base de comparação (-2,3%).

Contudo, no acumulado em 12 meses houve alta de 0,4%, porém, inferior à registrada na última leitura, o que sinaliza a perda de “fôlego” que continua sofrendo o setor.

Em relação a abril do ano passado, duas das cinco atividades consideradas na PMS tiveram retração, sendo o segmento de transportes o principal destaque negativo, afetando de forma importante o resultado, ao representar cerca de 30% do volume total transacionado.

Dentro desse segmento, as principais contrações se deram no transporte de carga, fortemente impactado pela crise da indústria, e no aéreo, cuja perda de receita refletiu o apreciável aumento dos preços das passagens, após a “quebra” da Avianca.

Na contramão, os serviços prestados às famílias cresceram, influenciados pelas atividades de hospedagem, alimentação e gestão de espaços, impulsionados por grandes eventos realizados principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em síntese, o volume de serviços prestados, como também acontece com a indústria e o varejo, continua a dar sinais de perda de ritmo em sua recuperação.

Sua evolução, durante os próximos meses, dependerá da evolução do emprego e da renda das famílias, por um lado, e, por outro, das perspectivas da indústria, que demanda de forma intensa transporte rodoviário e ferroviário.

 

IMAGEM: Thinkstock

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas