Raia Drogasil quer expandir bandeira para a baixa renda

Empresa vai abrir quatro novas unidades da Farmasil já neste ano

Estadão Conteúdo
26/Nov/2016
  • btn-whatsapp
Raia Drogasil quer expandir bandeira para a baixa renda

A rede de farmácias Raia Drogasil vai intensificar a expansão do seu segmento de lojas voltado para o público de baixa renda, com a bandeira Farmasil.

A companhia vai abrir ainda este ano quatro novas unidades e fará forte expansão em 2017, de acordo com informações dadas de Antonio Carlos de Freitas, vice-presidente e de relações institucionais da Farmasil, a analistas e investidores.

Com 16 lojas, o projeto da Farmasil começou há quatro anos. O objetivo é concentrar a expansão no Estado de São Paulo, em regiões com renda média mais baixa para atender clientes das classes C, D e E.

O executivo não deu, porém, uma meta para as aberturas desse tipo de loja, mas disse que o grupo espera abrir 200 unidades em 2017 - o que inclui todas as bandeiras.

LEIA MAIS: Como ele enfrentou gigantes da beleza nas farmácias

No formato voltado para baixa renda, a rede reforçou a venda de medicamentos genéricos e similares e de remédios sem prescrição. Itens de perfumaria, que não eram oferecidos nas lojas da fase piloto, passaram a ser ofertados. Com isso, as vendas foram impulsionadas, de acordo com o executivo.

LEIA MAIS: Maior rede de farmácias do Sul chega a São Paulo

MAQUIAGEM

Para a bandeira Raia Drogasil, a companhia está reforçando seu posicionamento nas vendas de maquiagem e prevê a implementação de um novo projeto de exposição e oferta desses produtos em 80 unidades até dezembro.

O vice-presidente comercial e de marketing da rede, Marcello de Zagottis, considerou que essa categoria de produtos tem tradicionalmente uma presença ainda fraca no negócio de farmácias.

O grupo inaugurou recentemente um novo formato de loja, com área de vendas maior do que o tradicional. Duas novas "Big Store" da Droga Raia foram inauguradas - uma em Alphaville e outra no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

O presidente da Raia Drogasil, Marcílio Pousada, avaliou que o mercado brasileiro apresenta uma oportunidade para a venda de produtos de beleza no varejo.

"Existem empresas muito grandes de venda porta a porta, mas falta alguém trabalhar isso no varejo no Brasil", disse, citando grandes redes de maquiagem estrangeiras em outros países, caso da Sephora.

A inspiração para essas lojas da Raia é a rede de origem inglesa Boots. 

Foto: Thinkstock

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
--
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas