Farma Conde busca expandir por meio de conversão de bandeira
A rede farmacêutica, que possui 50 unidades no modelo de franquia, tem como meta terminar 2025 com 250 franqueados
Expandir uma marca é um processo que exige investimento elevado e sempre envolve riscos, mas há alternativas mais seguras e menos onerosas. Uma delas é o modelo de franquia por conversão, que vem se tornando cada vez mais popular e que foi adotado pela Farma Conde para aumentar sua presença no mercado nacional e ampliar o alcance da sua linha própria de produtos.
Presente no mercado há 31 anos, a rede busca atrair empresários do setor farmacêutico, como farmácias de bairro que já estão consolidadas na região onde atuam e possuem faturamento estável, mas que muitas vezes estão estagnadas caminhando por conta própria. Assim, pelo modelo de franquia por conversão, essas farmácias adotam a bandeira Farma Conde e recebem suporte da rede.
Entre as vantagens para o empresário que abraça a bandeira de uma rede de grande porte está o aumento no poder de negociação junto aos fornecedores, possibilidade de treinamento especializado para a equipe, entre outras vantagens competitivas.
De acordo com Éder Luz, Head de Operação e Expansão de Franchising da Farma Conde, o empresário interessado em se converter em franqueado pode aumentar em até 50% o faturamento.
“No estado de São Paulo há cerca de 15 mil PDVs (pontos de vendas) independentes. São aqueles que não têm bandeira, ou são uma marca de bairro. Desses, 10% - ou 1.500 - são muito bons”, diz Luz, que explica que o foco da empresa é converter esses PDVs “muito bons” em parceiros.
Para a Farma Conde, essas parcerias levam à expansão da sua bandeira e linha de produtos, uma vez que o franqueado investe para ter o ponto de venda no padrão da rede, colocando dentro da sua loja os produtos da marca.
A rede farmacêutica, que atualmente possui 500 unidades próprias espalhadas por São Paulo e Minas Gerais, além de 50 franquias em São Paulo, tem como meta terminar 2025 com 250 franqueados.
Os primeiros Estados estudados para essa expansão foram Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas a rede deixa claro que pretende estar presente em todo o território nacional.
Converter um ponto já estruturado para a bandeira Farma Conde exige um investimento inicial de R$ 30 mil, segundo Luz. O franqueado também é responsável por toda a reforma da arquitetura da sua loja no processo de conversão de bandeira. Além disso, deve pagar duas taxas: a de royalties, que varia de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil por mês, e a de marketing, que é, em média, de R$ 1.5 mil.
IMAGEM: divulgação