Produção da indústria de SP cresce 1,3% em junho ante maio, diz IBGE
A Pesquisa Industrial Mensal do instituto mostra que a produção avançou em oito das 15 regiões verificadas em junho
A produção industrial cresceu em oito dos 15 locais pesquisados em junho ante maio, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, a indústria nacional cresceu 4,1% em junho na variação mensal.
O destaque foi a recuperação do Rio Grande do Sul após as paralisações decorrentes das enchentes, com elevação de 34,9% em junho ante maio. Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve uma expansão de 1,3%.
Os demais avanços ocorreram no Pará (9,7%), Paraná (3,5%), Minas Gerais (3,3%), Espírito Santo (2,7%), Ceará (1,6%) e Santa Catarina (0,9%). O Rio de Janeiro mostrou estabilidade (0,0%). Na direção oposta, houve perdas na Região Nordeste (-6,0%), Bahia (-5,4%), Pernambuco (-5,2%), Goiás (-4,6%), Amazonas (-3,4%) e Mato Grosso (-2,1%).
SAO PAULO
A alta de 1,3% na produção da indústria de São Paulo, em junho ante maio, foi o terceiro resultado positivo consecutivo, período em que acumulou um ganho de 3,8%. A produção local já tinha registrado expansões de 2,0% em abril e de 0,4% em maio, em comparação ao mês imediatamente anterior, na série que desconta influências sazonais.
Na passagem de maio para junho, a expansão industrial em São Paulo foi impulsionada, principalmente, pelos setores de alimentos, derivados do petróleo, veículos automotores e farmacêuticos.
Com o resultado, a indústria paulista operava em junho em nível 3,6% acima do patamar pré-pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020.
IMAGEM: Freepik