Prefeitura de SP divulga calendário para pagamento do IPTU 2024

O imposto poderá ser pago à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 10 vezes. Neste ano, o Pix aparece como forma de pagamento

Redação DC
03/Jan/2024
  • btn-whatsapp

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 3/1, o calendário de entrega das notificações de lançamento do IPTU. Para todos os imóveis, o vencimento da primeira parcela ou o prazo para o pagamento à vista do imposto ocorre no mês de fevereiro. A consulta on-line aos valores do imposto em 2024 ainda não está disponível.

Quem optar pelo pagamento do IPTU à vista terá um desconto de 3% no tributo. Existe também a opção de pagamento em dez parcelas. Neste ano, os pagamentos poderão ser realizados por Pix.

A prefeitura informou que não haverá envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. 

Os contribuintes irão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, em um único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.

PAGAMENTO POR PIX

Em 2024, além das formas já tradicionais de pagamento do IPTU, os moradores de São Paulo poderão utilizar o sistema Pix para pagar o tributo. 

Para emitir a guia de pagamento com o código o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo ressalta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Quem optar pelo pagamento por PIX deve ficar atento às seguintes orientações:

- Emita a guia de pagamento pela página oficial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, no link direto iptu.prefeitura.sp.gov.br;

- Como beneficiário do pagamento deve constar Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18);

- A instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.

O pagamento do IPTU 2024 poderá ser realizado também nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados.

Por esses canais on-line, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU). 

O pagamento também poderá ser realizado nos guichês de caixa e nas lotéricas – para esses canais é necessário o documento impresso.

O IPTU 2024 também pode ser pago por débito automático – para os contribuintes que fizeram essa opção em anos anteriores, ela continuará valendo para 2024. Quem ainda não optou por esta modalidade deverá realizar o pagamento da 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá fazer essa opção até a data de vencimento desta parcela, sendo que a opção pelo débito automático passará a valer já a partir da 2ª parcela.•

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

129 anos da ACSP - mensagem do presidente Roberto Ordine

Novos tempos, velhas crises

Confira como foi o 4° Liberdade para Empreender

Colunistas