Pedidos de falência caem 67,7%. Tendência é de piora
Dados do 1º trimestre foram medidos ainda sob influência de 2019, o terceiro ano consecutivo de queda nos pedidos de falência, mas antes dos impactos da atual pandemia, diz Boa Vista
Os pedidos de falência no País tiveram queda de 67,7% no primeiro trimestre de 2020 ante igual período de 2019, informa a Boa Vista.
As falências decretadas caíram 29,9% na mesma base de comparação, e as recuperações judiciais deferidas e os pedidos de recuperação judicial tiveram, pela ordem, recuos de 4,5% e de 2,7%, respectivamente.
Já no acumulado em 12 meses até março, os pedidos de recuperação judicial subiram 3,9%, enquanto as falências decretadas cederam 11,6%, os pedidos de falência diminuíram 8,7%, e as recuperações judiciais deferidas tiveram queda de 1%. Os dados, no entanto, ainda não sofreram as influências da atual pandemia.
"Com os impactos causados pela chegada do novo coronavírus, a tendência é de que as empresas encontrem dificuldades em dar continuidade a esse movimento nos próximos meses", cita a nota.
De acordo com os economistas da Boa Vista, o desempenho dos indicadores nos três primeiros meses de 2020 ocorre após 2019 encerrar com o terceiro ano consecutivo de queda nos pedidos de falência.
O movimento, explica, está atrelado a melhora nas condições econômicas desde 2017, que permitiu às empresas apresentarem sinais mais sólidos nos indicadores de solvência até o final do ano passado.
FOTO: Thinkstock