Parlamentares convocam armadores para debater crise dos contêineres

Representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) dizem que empresas de transporte marítimo se concentraram em rotas de alta rentabilidade e ignoraram o Brasil

Estadão Conteúdo
20/Out/2021
  • btn-whatsapp
Parlamentares convocam armadores para debater crise dos contêineres

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) está aguardando uma reunião com transportadores marítimos - os armadores - para debater a crise dos contêineres. Um encontro está previsto para ocorrer entre 11 e 12 de novembro.

"Dialogar com os armadores é o ponto chave. É um setor muito concentrado. São cinco companhias no mundo todo. Estamos em uma situação de diálogo e pressão", disse o presidente da Comissão de Infraestrutura e Logística da FPA, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

Segundo o parlamentar, a frente já realizou encontros com membros do Ministério da Economia, da Infraestrutura e da Agricultura. Ele disse que o Executivo está auxiliando nessa articulação do setor com os armadores. "Queremos previsão, reinserção do Brasil nas rotas prioritárias, retomada de rotas e previsão de disponibilidade de contêineres", defendeu Jardim.

Ele criticou também um eventual aproveitamento de algumas empresas da crise desencadeada pela pandemia no transporte marítimo para maximização de lucros e prometeu pressão da bancada sobre os armadores. "Alguns se concentraram em rotas de alta rentabilidade buscando ter maiores vantagens. Queremos passar a limpo. Não estamos assistindo passivamente a isso e vamos subir o tom, exigindo definições quanto à rota, disponibilidade de navios e de contêineres para exportação", argumentou.

Jardim reiterou que já são observados impactos no setor em virtude do aperto na oferta de contêineres e atrasos nos embarques. "Nós temos vários casos de produtos que estavam prontos para serem embarcados e que tiveram dificuldades de serem acondicionados em contêineres. Não há números suficientes. Outros estavam acondicionados e a viagem do navio foi cancelada. Nestes casos, o frete contratado foi revogado", afirmou o deputado.

Ele destacou que há também prejuízos na internalização de insumos agropecuários. A FPA, junto com os setores exportadores e com o Instituto Pensar Agro, está elaborando um estudo sobre os impactos dessa conjuntura no agronegócio brasileiro. "Isso está penalizando especialmente os setores de açúcar, café e cargas gerais. O setor de proteína animal também sentiu (os efeitos), mas está um pouco salvo por conta de prioridade que foi estabelecida", disse o deputado.

Segundo o parlamentar, estão sendo contabilizados as frustrações de embarques, ou seja, perdas com receitas de volumes que deixaram de ser exportados. "Está dando um resultado surpreendente, muito ruim", disse.

A FPA informou que não há previsão de conclusão do estudo.

LEIA MAIS: 

Preço do frete dispara e faltam contêineres para embarques

Para se firmar como hub, Santos precisa receber navios maiores

Serviços feeder devem ampliar oferta de embarcações em Santos

 

IMAGEM: Thinkstock

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mar
Abr
Mai
IGP-M
1,1477
1,1466
1,1072
IGP-DI
1,1557
1,1353
1,1056
IPCA
1,1130
1,1213
1,1173
IPC-Fipe
1,1096
1,1226
1,1227

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Mar
Abr
Mai
Demanda por crédito
0,6%
-4,3%
--
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
-1%
1,1%
1,5%
Inadimplência do consumidor
5,1%
5,0%
7,5%
Recuperação de crédito
6,4%
1,8%
-5,6%
mais índices

Vídeos

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

O advogado Igor Nascimento Souza fala sobre o Fiagro

2º Encontro "Liberdade para Empreender”

SOS Empreendedores - Crédito e negociação de dívidas

Colunistas