Papa critica indiferença aos necessitados e compaixão por animais

Em audiência na Praça São Pedro, o papa Francisco tocou em um dos temas mais sensíveis da atualidade ao falar sobre a importância da “verdadeira piedade”

Ansa
15/Mai/2016
  • btn-whatsapp
Papa critica indiferença aos necessitados e compaixão por animais

Durante a audiência jubilar na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco questionou as pessoas que ignoram aqueles que passam por sofrimento e dão preferência aos animais domésticos. 

 

Ao falar sobre piedade, o pontífice disse: "Quantas vezes, vemos pessoas tão ligadas aos gatos e aos cachorros e que não ajudam o vizinho ou a vizinha que está passando fome? Não, não, isso não está certo?"

Em seu pronunciamento, Francisco questionou os cristãos, pedindo para que fiquem atentos para não confundir piedade com a compaixão como uma emoção superficial que ofende o outro. 

"A piedade não é confundível com a compaixão pelos animais que vivem conosco”, afirmou. “Ocorre que, às vezes, uma pessoa sente compaixão pelos animais e fica indiferente ao sofrimento dos vizinhos.”

Não foi a primeira vez que o papa, um fã de gatos, se refere ao apego aos animais domésticos, que se tornou mais acentuado nos tempos atuais. Em um sermão em 2014, ele ironizou os casais que abrem mão de filhos e se dedicam a cães ou gatos. 

“Sem filhos, você pode ver o mundo, sair de férias, ter uma casa no campo, ficar tranquilo. Sem dúvida, é mais conveniente ter um pequeno cão, dois gatos.”

Em sua audiência no Vaticano, falando sobre a importância da piedade aos outros seres humanos, Francisco lembrou: “Jesus dizia que viver a piedade equivale a dividir a tristeza com quem se encontra, mas ao mesmo tempo, é trabalhar em primeira pessoa para levar alegria". 

Aos fiéis que estavam na audiência especial, ele fez um convite para "cultivar a piedade" e assim afastar a indiferença, conseguir reconhecer o sofrimento dos outros e "liberar-nos da escravidão do bem-estar material". 

Imagem: Thinkstock

 

 

 

 

 

 

Indicadores Econômicos

Fator de Reajuste

ÍNDICE
Mai
Jun
Jul
IGP-M
1,1072
1,1070
1,1008
IGP-DI
1,1056
1,1112
1,0913
IPCA
1,1173
1,1189
1,1007
IPC-Fipe
1,1227
1,1169
1,1073

Indicadores de crédito Boa Vista

Índice
Abr
Mai
Jun
Demanda por crédito
-4,3%
-2,1%
-1,9%
Pedidos de falência
--
--
--
Movimento do comércio
1,1%
1,5%
-0,8%
Inadimplência do consumidor
5,0%
7,5%
-0,6%
Recuperação de crédito
1,8%
-5,6%
2,4%
mais índices

Vídeos

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Tarcísio de Freitas participa de ciclo de debates promovido pela ACSP

Felipe d’Avila, do Novo, foi sabatinado por empresários na ACSP

Márcio França fala em fim da ‘tiriricação’ da política

Colunistas