Pandemia acelerou a digitalização dos pequenos negócios

Pesquisa do Sebrae mostra que 70% das micros e pequenas empresas utilizam algum canal digital para estimular as vendas

Agência Sebrae
12/Jan/2021
  • btn-whatsapp
Pandemia acelerou a digitalização dos pequenos negócios

Pesquisa do Sebrae, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), revela que a pandemia estimulou a digitalização dos micros e pequenos negócios.

Hoje, 70% dessas empresas atuam nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar suas vendas. Em maio, bem no início da pandemia, esse percentual era de 59%.

Em algumas atividades o número de negócios atuando no ambiente virtual teve um incremento superior a 20%, como é o caso dos segmentos de energia, que apresentou aumento de 37%; beleza, com 27%; bem como educação e construção civil, que viram o número de empresas ativas nesse ambiente crescer em 20%.

PRINCIPAIS CANAIS

A plataforma Whatsapp é a preferida pelos empreendedores que inseriram o mundo virtual nas suas vendas, com 84% de adeptos.

Cerca de 90% das empresas que exercem atividades como Artesanato, Beleza e Moda, e que digitalizaram sua comercialização, usam esse recurso para vender seus produtos e serviços.

Instagram e Facebook são as próximas opções, com 54% e 51%, respectivamente.

Apenas 23% dos negócios vendem por sites próprios.

Outro dado apresentado pela pesquisa é que as micros e pequenas empresas usam a digitalização de forma mais profissional do que os microempreendedores individuais (MEI), pois utilizam ferramentas mais voltadas para a gestão dos seus negócios.

Entre as micros e pequenas empresas, 55% usam ferramenta de gestão. Já entre os MEI, esse número cai para 25%.

A diferença também é confirmada quando o assunto é ferramentas para gestão de clientes (CRM), que são utilizadas por 25% dos donos de micros e pequenas empresas, mas por apenas 12% dos microempreendedores individuais.

 

IMAGEM: Thinkstock

 

O Diário do Comércio permite a cópia e republicação deste conteúdo acompanhado do link original desta página.
Para mais detalhes, nosso contato é [email protected] .

 

Store in Store

Carga Pesada

Vídeos

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Alessandra Andrade é o novo rosto da SP Negócios

Rodrigo Garcia, da Petina, explica a digitalização do comércio popular de São Paulo

Alexandra Casoni, da Flormel, detalha o mercado de doces saudáveis

Colunistas